
O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira, 28, após um apagão de energia deixar todo o país e grande parte da Península Ibérica às escuras. A ordem foi assinada pelo ministro Fernando Grande-Marlaska, e o presidente Pedro Sánchez anunciou que o governo central assumirá a gestão da crise em Madri, Andaluzia, Extremadura e Múrcia. O ministério acrescentou que o status de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.
A operadora de eletricidade Red Eléctrica ativou planos de emergência para restaurar o fornecimento, afirmando que as causas da falha ainda estão sendo analisadas. A pane afetou diversas cidades espanholas, como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz.
A Renfe, operadora ferroviária, relatou paralisação nacional dos trens e cancelamento de viagens. Até eventos esportivos foram impactados: o jogo do Madrid Open entre Dimitrov e Fearnley precisou ser interrompido no segundo set após a queda de energia.
Moradores de Portugal, França, Finlândia e outros países da Europa também reportaram apagões, enquanto operadoras locais tentam identificar as causas da pane elétrica generalizada.
More Stories
Conclave perde segundo cardeal por motivo de saúde…
Premiê do Canadá, Mark Carney vence eleições e man…
Geografia, idade, ordens religiosas: quem são os c…