
(MIGUEL RIOPA/AFP)
A energia elétrica está sendo restabelecida aos poucos na Espanha e em Portugal após o apagão massivo que atingiu os países nesta segunda-feira, 28.
Segundo o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, cerca de metade da rede elétrica do país foi restaurada. Já em Portugal, a distribuidora Redes Energéticas Nacionais (REN) afirmou que a eletricidade voltou para 2,5 milhões de clientes.
Mais cedo, Espanha e Portugal declararam estado de emergência nacional em função do apagão.
As autoridades dos países ainda investigam as causas da queda de energia. De acordo com Sánchez, operadora da rede elétrica da Espanha teria esclarecido que o apagão ocorreu quando 15 gigawatts de energia foram repentinamente perdidos em apenas cinco segundos.
“Isso é algo que nunca aconteceu antes”, disse o premiê. “Para se ter uma ideia, 15 gigawatts equivalem a aproximadamente 60% da demanda do país naquele momento.”
O primeiro-ministro afirmou que o país se esforça para que a energia seja totalmente restabelecida até a manhã de terça-feira, mas admitiu que não tem como garantir quando tudo será restaurado.
“A situação é muito assimétrica em todo o país. Algumas comunidades autônomas já recuperaram até 97% do fornecimento, enquanto outras, infelizmente, estão abaixo de 15%”, disse.
More Stories
Asilados em embaixada na Venezuela cobram ação de…
Brasileiros relatam dificuldades durante apagão em…
Correria por mantimentos esvazia supermercados em…