A Sony está considerando desmembrar sua unidade de semicondutores, de acordo com pessoas a par do assunto, marcando o mais recente esforço da fabricante do PlayStation para reestruturar seus negócios e focar no entretenimento.
O desmembramento e a listagem da Sony Semiconductor Solutions Corporation poderiam ocorrer já neste ano, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas discutindo um assunto privado. A Sony está considerando distribuir a maior parte de sua participação no negócio de chips aos acionistas e poderia manter uma participação minoritária após o desmembramento, disse uma das pessoas.
As deliberações estão em andamento e o plano pode mudar, especialmente considerando a volatilidade dos mercados na esteira das tarifas do presidente dos EUA Donald Trump, disse uma das pessoas.
Um representante da Sony recusou-se a comentar. Um porta-voz da Sony Semiconductor disse que não poderia comentar sobre especulações.


A Sony, que também planeja desmembrar seu braço financeiro, está seguindo parte do plano do bilionário investidor Dan Loeb para desbloquear bilhões de dólares em valor para os acionistas, anos após resistir à pressão do Third Point LLC de Loeb para que a empresa o fizesse. O fundo vendeu suas ações americanas da Sony em 2020.
As margens de lucro operacional na divisão de soluções de imagem e sensores da Sony têm diminuído constantemente de cerca de 25% para um pouco mais de 10% ao longo dos anos. Em contraste, os segmentos de jogos e música da Sony lideraram o crescimento do lucro nos últimos trimestres, com o lucro operacional crescendo 37% em jogos e 28% em música no trimestre de dezembro.
Para o negócio de chips, que fabrica sensores de imagem líderes de mercado que são usados em câmeras dentro de telefones da Apple Inc. e Xiaomi Corp., um desmembramento poderia dar maior flexibilidade para tomar decisões de negócios mais rápidas e levantar fundos.
O crescimento na unidade estagnou devido à demanda global lenta por smartphones — com as tarifas dos EUA adicionando mais peso à perspectiva do setor. O negócio de semicondutores da Sony também enfrenta margens em declínio, custos mais altos e nova concorrência de fabricantes de chips chineses que estão se aproximando.
More Stories
Mastercard integra stablecoins ao seu sistema de pagamentos
Genial e Warren negociam parceria com Banco do Brasil para operação com ações
Na Hypera, Júnior leva a melhor, mas grupo de Parisotto emplaca uma conselheira