Ao menos onze pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas após um motorista atropelar uma multidão durante um festival de rua que acontecia em Vancouver, no Canadá, por volta das 20h do horário local, neste sábado, 26. O suspeito, um homem de 30 anos que ainda não teve a identidade revelada, foi preso no local, informou a Polícia de Vancouver no X (antigo Twitter). O episódio não se tratou de um ato de terrorismo, informou a corporação.
O atropelamento aconteceu durante as comemorações do dia de Lapu-Lapu, que reuniu cerca de 100.000 pessoas ao longo de todo o sábado. O evento cultural filipino homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu, responsável por derrotar os colonizadores portugueses liderados por Fernão de Magalhães. Vancouver e o Canadá como um todo têm uma comunidade filipina expressiva — cerca de 2,5% da população é de origem filipina — e o evento é tradicional há décadas na cidade.
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, se manifestou em suas redes sociais. “Estou chocado e profundamente entristecido por esse incidente horrendo. Vamos trabalhar para dar mais informações o quanto antes (…) Nossos pensamentos estão com todos aqueles afetados, e com a comunidade filipina de Vancouver”, declarou.
More Stories
Ela quer ser presidente dos Estados Unidos. Se Tru…
O funeral do papa Francisco em fotos
Brasileira lê Oração Universal durante funeral do…