Uma enorme explosão atingiu o porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, ferindo ao menos 406 pessoas, informou a mídia estatal neste sábado, 26. O episódio ocorreu enquanto iranianos iniciam uma terceira rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos em Omã. A causa não foi esclarecida imediatamente.

Um funcionário de gestão de crises afirmou à TV estatal que o incidente de enormes proporções foi provocado pela explosão de vários contêineres armazenados na área do cais do porto de Shahid Rajaee. Uma operação de busca e resgate já começou, e as autoridades estão retirando e encaminhando os feridos para centros médicos, segundo ele.
A explosão quebrou janelas num raio de vários quilômetros, segundo a mídia iraniana. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma nuvem de fumaça preta se formando após a explosão.
👀 Blast reported at Iran’s Bandar Abbas port, cause unclear.
— Iran International pic.twitter.com/OOvdldRm4N
— Israel War Room (@IsraelWarRoom) April 26, 2025
#ویژه
یک فیلم جدید از فاصله ای بسیار نزدیک از محل انفجار pic.twitter.com/S0WBFtcmpa— 👑baaarzaaakh👑 (@baaarzaaakh) April 26, 2025
The more I read about this explosion today in Bandar Abbas, the more I think about the reports about those #Iran cargo ships docking in Bandar Abbas after departing #China with missile components. pic.twitter.com/X0Rxrx51Na
— Jason Brodsky (@JasonMBrodsky) April 26, 2025
Testemunhas afirmaram que a explosão ocorreu após um pequeno incêndio no cais se espalhar para contêineres abertos que armazenavam “materiais inflamáveis” e, provavelmente, produtos químicos.
“O fogo se espalhou rapidamente e causou uma explosão”, disse uma testemunha à mídia iraniana.

Shahid Rajaee, a mais de 1.000 quilômetros da capital, Teerã, é o porto de contêineres mais avançado do país, de acordo com a agência de notícias oficial IRNA. A Tasnim, uma agência de notícias semi-oficial, informou, por sua vez, que as atividades do porto foram suspensas para facilitar o combate ao incêndio.
Devido ao grande número de funcionários no local, há a possibilidade do número de feridos no episódio aumentar, e de haver mortos, relatou a Tasnim. Também há relatos de pessoas presas sob escombros e muros desabados.


Em 2020, o mesmo porto foi atingido por um ataque cibernético, que causou enormes congestionamentos nas vias navegáveis e estradas que levam à instalação. Na época, o jornal americano The Washington Post informou que o arqui-inimigo do Irã, Israel, parecia estar por trás desse incidente como retaliação por um ataque cibernético iraniano prévio.
More Stories
Zelensky aproveita funeral do papa para ver aliado…
Como outros líderes religiosos se despediram do pa…
Morre Virginia Giuffre, denunciante de Jeffrey Eps…