PMA investiga se a caça teria como objetivo a comercialização das peles ou se havia outra motivação

PMA (Polícia Militar Ambiental) encontrou, na tarde de quinta-feira (24), duas carcaças de onças-pardas em uma propriedade rural no município de Camapuã, a 141 quilômetros de Campo Grande. O material foi localizado durante fiscalização na Fazenda Ribança, após denúncia anônima informar sobre a prática de caça ilegal no local. Um homem de 37 anos foi autuado como possível autor do crime ambiental.
Segundo boletim de ocorrência, a equipe da PMA foi acionada por telefone e se deslocou até a fazenda para apurar a denúncia. Nas proximidades da propriedade, os policiais abordaram um homem que transitava em uma caminhonete. Durante vistoria no interior da área, foram encontradas duas carcaças da espécie puma concolor, cuja caça é proibida por ser protegida por legislação ambiental.
O gerente da fazenda informou que o único caçador presente na propriedade naquele momento era o homem de 37 anos. Ele declarou ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e apresentou autorização para manejo de javalis na Fazenda Santa Maria, vizinha à Ribança, mas não possuía permissão para atividades de caça na fazenda onde os animais foram encontrados.
No momento da abordagem, o suposto autor do crime ambiental portava um revólver calibre .357, marca Taurus, modelo Magnum, devidamente registrado. Apesar da ausência de flagrante e de provas diretas do abate, ele foi autuado como possível autor do crime com base nas circunstâncias apuradas no local e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Camapuã, junto com a arma de fogo, para as providências legais.
A Polícia Civil investiga se a caça teria como objetivo a comercialização das peles ou se havia outra motivação. O caso não tem relação com o episódio recente envolvendo uma onça-pintada no Pantanal, que foi resgatada e levada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.
Por meio de nota à imprensa, o Governo do Estado reforçou que o combate à caça ilegal tem recebido atenção especial e que o policiamento ambiental foi intensificado em todo o Mato Grosso do Sul, com ações em fazendas, rodovias e áreas turísticas.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.
More Stories
Com vítimas em MS, musa dos golpes virtuais é presa em Cuiabá – Cidades
No Dia do Corno, ninguém tem mais vergonha de ter sido traído – Diversão
Sábado tem DJ Vintage Culture e Feijoada de Ogum em Campo Grande – Diversão