Das 11h da manhã de ontem até as 19h desta quinta-feira, 24, no horário de Roma, mais de 90 mil pessoas se reuniram na Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco, informou o Vaticano. No sábado, haverá uma procissão por Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o pontífice escolheu ser enterrado – e a tumba já tem fila.
O corpo de Francisco foi exposto na Basílica de São Pedro em um caixão simples e aberto, a fim de enfatizar seu papel humilde de pastor, não de chefe de Estado. A prática anterior era colocar o corpo no topo de uma plataforma alta e elevada, chamada catafalco; isso terminou com o funeral do papa Bento XVI, em 2022.
A missa de corpo presente será celebrada na Basílica de São Pedro, que deve atrair mais de 200 mil pessoas e 130 delegações de chefes de Estado. Espera-se que a homilia reflita sobre a vida e a espiritualidade do falecido papa; o próprio Francisco pregou no funeral de seu antecessor emérito, que também, então como cardeal Joseph Ratzinger e decano do Colégio Cardinalício, pregou no funeral de João Paulo II.
De acordo com a vontade de Francisco, haverá uma procissão por Roma até Santa Maria Maggiore no sábado, incluindo o carro fúnebre e os carros que transportarão outras pessoas que participarão do ritual. Após algumas orações finais, o caixão será colocado em seu local definitivo dentro da igreja. Mais tarde, o local será aberto ao público para visitação.
Prestes a receber o caixão do papa Francisco, a Basílica Santa Maria Maggiore registrava fila de cerca de 30 minutos para entrar nesta tarde (em dias normais, não há necessidade de esperar para entrar na igreja). Muitos grupos são de peregrinos, já que a basílica também possui uma porta santa, aberta somente no Jubileu da Igreja, a cada 25 anos.
Coberto por tapumes, o túmulo que receberá Francisco fica na nave lateral da igreja, entre as capelas Paolina e Sforza, perto do altar de são Francisco. No sábado, a basílica será fechada ao público para o funeral, com reabertura normal no domingo, 27.
More Stories
Trump recorre à Suprema Corte para proibir pessoas…
Lula, Milei, Trump, Zelensky: funeral do papa é so…
Cardeal que votará no conclave lista pontos para a…