Lançada no dia 22 de setembro, a Temporada 2 de Andor já pode ser considerada como uma grande vitória para a Disney. A história no universo de Star Wars não somente manteve as boas avaliações de seu ano inaugural, como também se firmou como o produto mais bem-avaliado de toda a saga no Rotten Tomatoes.
Segundo o site, 99% dos 68 reviews publicados até o momento pela crítica especializada são elogiosos à nova trama. Entre as mais de 100 análises já compartilhadas pelo público, 84% são positivas em relação aos três primeiros capítulos — que já podem ser conferidos na íntegra através do streaming Disney+.
Andor superou próprio recorde
Antes da segunda temporada de Andor, o produto de Star Wars mais bem-avaliado do Rotten Tomatoes era justamente a primeira temporada da série. Ela até hoje mantém seus 96% de aprovação (considerando a incrível quantidade de 609 reviews) entre a crítica, e de 87% entre as mais de 5 mil avaliações do público.
A terceira posição é ocupada por Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, considerado por muitos fãs como o melhor longa de toda a série. Embora só tenha 94% de aprovação da crítica no agregador de notas, o título se mostra mais popular entre o público — 97% das mais de 250 mil impressões compartilhadas são positivas e recomendam a história.
Indo pelo lado mais “sombrio”, o produto de Star Wars que tem as piores avaliações no Rotten Tomatoes continua sendo A Ascensão Skywalker, de 2019. Apesar de ter arrecadado mais de US$ 1 bilhão na bilheteria mundial, ele só foi aprovado por 51% dos críticos e acabou decretando uma grande pausa nas produções cinematográficas da franquia.
Algo que parece ter beneficiado Andor foi a decisão da Disney de oferecer a analistas profissionais o acesso completo à nova temporada. Com 12 episódios de duração, ela vai fazer diversos saltos temporais e deve culminar no momento em que se iniciam os eventos do filme Star Wars: Rogue One (84% de aprovação).
O que os críticos estão dizendo sobre a série?
Até o momento, a decisão da empresa se mostrou certeira, já que a disponibilidade parcial da série tinha muitas chances de prejudicar suas avaliações. O consenso até o momento parece ser o de que a Temporada 2 de Andor é melhor do que a primeira, embora comece mais lenta — mas vá ganhando ritmo conforme sua trama se desenvolve.
Segundo o The Hollywood Reporter, o novo arco é um “testamento devastador sobre o poder da narrativa, tanto dentro da realidade de Star Wars quanto na nossa”. Já o Washington Post elogiou a capacidade da trama de continuar se focando em pessoas comuns, evitando a tendência da franquia de destacar poderosos e nobres.
Até o momento, o único veículo que se mostrou negativo em relação à Andor entre aqueles considerados pelo Rotten Tomatoes foi o The Globe and Mail. Segundo o analista Barry Hertz, os novos episódios demoram para estabelecer um conflito interessante, ao mesmo tempo que dão muita atenção para personagens secundários sem grande importância.
Em sua Temporada 2, a série adotou uma estrutura na qual cada trio de episódios vai acontecer em um ano específico dentro de seu universo. No Brasil, a produção é exclusiva da Disney+, que vai liberar três partes por semana até o dia 13 de maio, quando o final da temporada — e da série como um todo — vai ser exibido.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
More Stories
XP Investimentos sofre ataque cibernético e alerta clientes que estão seguros
Você: Tudo para lembrar antes da Temporada 5 de You na Netflix
Realme 14: linha chega ao Brasil com celular que muda de cor a partir de R$ 2,8 mil