Para rodar com o carro na rua é preciso que o automóvel tenha uma Placa de Identificação Veicular (PIV). Por meio dela, é onde o veículo consegue ser individualizado. Porém, existe uma exceção à regra que “permite” circular sem placa.
Ao sair da concessionária com um carro zero quilômetro, o comprador precisa emplacar o carro dentro de um prazo de 15 dias.
Com isso, ao sair da loja, esse veículo deve seguir direto para o Órgão de Trânsito e fazer o registro do veículo. O quanto antes.
“Se o veículo for oriundo de algum Estado da região Norte, ele tem 30 dias para fazer esse registro do veículo”, explica o instrutor de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran–PE), Eduardo Alves.
Ainda conforme orientação do agente de trânsito, alguns motoristas entendem que por estarem dentro do prazo, o automóvel ou motocicleta pode circular sem a placa.
“O que acontece é que esse usuário acaba sendo abordado em uma fiscalização de trânsito, fora do horário de funcionamento do Detran e acaba sendo autuado por está circulando com o veículo sem registro e com isso o veículo é removido ao depósito”, explica Alves.

O condutor autuado por conduzir o veículo que não esteja registrado será punido e a infração está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Penalidades
- R$ 293,47;
- 7 pontos no prontuário do proprietário do veículo.
Caso o veículo seja levado ao depósito, também é preciso arcar com algumas despesas, como custas de remoção (guincho) e estadia (diária), além de pagar a taxa de liberação do veículo.
“Também só sairá com o veículo devidamente registrado”, lembra o agente de trânsito. As taxas de remoção do veículo ao depósito variam por Estado.
Lei da Cadeirinha infantil nos carros: confira as regras vigentes
More Stories
Professor de projeto social é preso por estupro de vulnerável no Ceará
Mackenzie tem inscrições para 28 cursos no vestibular de meio de ano
Carnaval 2026: Pelo tri, Tatuapé anuncia enredo sobre reforma agrária