Ibovespa subiu 0,63% e encerrou aos 130.464 pontos, maior patamar desde 3 de abril

O dólar à vista caiu 1,32% e fechou esta terça-feira (22) cotado a R$ 5,72, no menor valor desde o salto da moeda após o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), no início do mês. No mesmo dia, o Ibovespa subiu 0,63% e encerrou aos 130.464 pontos, maior patamar desde 3 de abril.
A queda ocorreu no primeiro pregão após o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes, influenciada pela instabilidade nos Estados Unidos e pela expectativa de juros mais altos no Brasil.
A moeda norte-americana iniciou o dia estável, mas passou a cair com força após a abertura dos mercados nos Estados Unidos. Investidores repercutiram declarações recentes de Trump, que sugeriu a saída do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, aumentando a incerteza sobre a condução da política monetária americana.
Apesar das críticas, Trump não tem poder direto para demitir Powell, o que amenizou os efeitos das declarações. Mesmo assim, o cenário levou investidores a buscar ativos considerados mais seguros, como o ouro, e favoreceu moedas de países exportadores, como o real.
Além do cenário externo, a valorização do real foi reforçada por declarações do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, que indicou a possibilidade de aumento da taxa Selic, atraindo capital estrangeiro por meio do diferencial de juros.
No acumulado do ano, o dólar recua 7,31%.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.
More Stories
Inter sofre três gols, mas reage e empata em casa com o Nacional – Esportes
Consulta ao lote residual do IR estará disponível nesta quarta – Economia
Filme com bonecos debate barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência – Diversão