23 de abril de 2025

Conheça a história real de iHostage, filme de suspense bombando na Netflix

Lançado no dia 18 de abril pela Netflix, o longa de suspense iHostage ocupa atualmente a primeira posição entre os filmes mais assistidos do streaming. Ele conseguiu essa conquista difícil ao mostrar uma história tensa envolvendo um sequestro do qual não é difícil se imaginar se fazendo parte.

Produzido na Holanda, ele conta a história de Ammar Ajar (Soufiane Moussouli), que entra armado em uma loja da Apple e transforma todos que estavam dentro dela em reféns. Para deixar suas vítimas escaparem, ele exige US$ 200 milhões em criptomoedas e a garantia que vai poder deixar Amsterdã sem ser perseguido pelas autoridades.

iHostage mostra o relacionamento de Ajar com o refém Ilian Petrov (Admir Šehović), as tentativas de um negociador de deter o criminoso e como funcionários da Apple trabalham para proteger seus clientes. Tudo isso acontece de forma tão realista que poderia ser uma imitação da vida real — mas será que esse é o caso?

iHostage é baseado em um caso real

Um dos motivos pelos quais o novo filme dirigido por Bobby Boermans e roteirizado por Simon de Wall traz uma trama tão convincente é o fato de ele ser inspirado por uma história que realmente aconteceu. Em 2022, um homem de 27 anos entrou armado em uma loja da Apple em Amsterdã e fez de um nativo búlgaro como seu refém.

Historia-Real-iHostage-Filme-Bombando-Netflix-02.jpg

Assim como no longa-metragem, o criminoso exigia o pagamento de um resgate milionário feito em criptomoedas. Embora a maioria dos consumidores presentes no local tenha escapado ao ouvir disparos, quatro pessoas acabaram presas no local, escondidas dentro de um armário de suprimentos.

Diretor de iHostage, Boermans soube do caso pouco após finalizar as gravações de The Golden Hours, série que também se inspira em um crime real que aconteceu na cidade. À Revista Time, ele afirmou que situações do tipo são incomuns na Holanda e ficou espantado com o estrago feito à loja da Apple, que teve a chance de visitar.

Historia-Real-iHostage-Filme-Bombando-Netflix-04.jpg

“Não é nada além de um milagre que todos os reféns sobreviveram. Claro, há o peso simbólico do próprio cenário — uma marca global como a Apple, conhecida por seus espaços limpos e pacíficos. Um lugar com um design elegante e calmo… tornou-se o cenário de algo verdadeiramente horripilante por dentro e por fora”, explicou.

O que aconteceu na vida real?

Embora o filme da Netflix seja bastante fiel aos eventos reais, ele toma algumas liberdades criativas em relação ao que realmente aconteceu. Segundo a Time, o assaltante que invadiu a loja de dispositivos eletrônicos fez como principal refém um homem búlgaro de 44 anos, atirando contra a polícia quando ela chegou ao local 10 minutos depois.

Historia-Real-iHostage-Filme-Bombando-Netflix-03.jpg

Enquanto negociavam com o criminoso, as forças policiais conseguiram evacuar aproximadamente 70 pessoas do local, incluindo aquelas que haviam se escondido. Às 22 horas e 30 minutos, elas atenderam aos pedidos do atirador por água, que foi entregue por um robô — o refém aproveitou a oportunidade para correr em busca de segurança, sendo perseguido por seu raptor.

O assaltante acabou sendo atingido por um veículo, que o deixou desacordado, permitindo sua prisão. Apesar de ter sido capturado com vida e hospitalizado, o responsável pela ação traumática acabou morrendo no dia seguinte como consequência de seus ferimentos. O policial responsável por atropelá-lo foi investigado por suas ações, mas acabou não sendo acusado de má conduta ou de exagerar no uso de força.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Source link

About The Author