Seguindo as diretrizes da constituição apostólica Universi Dominici Gregis, que estabelece que o funeral de um papa deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após sua morte, a cerimônia fúnebre de Francisco está prevista para acontecer entre sexta-feira (25) e domingo (27).
A definição da data será feita durante a primeira Congregação Geral dos Cardeais, marcada para esta terça-feira (22).
Com isso, a expectativa é de que o funeral ocorra no sábado (26), data considerada mais provável pelo Vaticano.
O papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21) vítima de insuficiência cardíaca e AVC, reformou em 2024 os ritos funerários da Igreja, com o objetivo de simplificá-los e destacar sua visão do pontífice como um simples bispo entre os fiéis.
A morte de um papa e a escolha de seu sucessor seguem um rigoroso conjunto de protocolos e rituais. No caso de Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), três aspectos se destacam como inéditos nesse processo.
A primeira novidade é a simplificação do protocolo funerário, promovida pelo próprio pontífice ainda em vida. A segunda envolve o local do sepultamento: Francisco não será enterrado nas tradicionais Grutas do Vaticano, onde repousam 23 papas, mas sim na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — um templo ao qual sempre foi devoto.
Por fim, a terceira mudança diz respeito ao conclave: graças a uma norma introduzida por Bento XVI em 2013, o processo de eleição do novo papa poderá começar antes dos 15 dias habituais, desde que todos os cardeais estejam reunidos em Roma. A data exata será definida nos próximos dias.
Participarão da escolha 135 cardeais, naquele que deve ser o conclave mais internacional da história. E, naturalmente, o momento mais aguardado será o anúncio do nome do novo pontífice.
More Stories
A curiosidade sobre horário e data da morte do pap…
Numa coisa todos concordam: Francisco acertou ao s…
Lula recebe presidente do Chile para visita de Est…