O governo do presidente Donald Trump já revogou mais de mil vistos de estudantes e recém-graduados em pelo menos 130 universidades dos Estados Unidos. As decisões fazem parte da política do republicano sobre imigração.
As revogações deixaram instituições em 40 estados sem explicações claras e estudantes em situação de incerteza, de acordo com a CNN.
Segundo dados obtidos pela emissora, os cancelamentos foram registrados no Sistema de Informações de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVIS), utilizado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) para monitorar estudantes estrangeiros.
Em todo o país, universidades relataram ter descoberto as revogações por meio do próprio sistema SEVIS, sem aviso prévio ou justificativas fornecidas pelo governo. Ainda segundo a CNN, não está claro se todos os estudantes cujos vistos foram cancelados precisam deixar o país imediatamente ou podem ficar para continuar seus estudos.
Um processo federal foi aberto no Tribunal Distrital dos EUA no Norte da Geórgia, em Atlanta, para contestar as revogações e restabelecer os status legais dos estudantes afetados. A ação judicial, apresentada no último dia 11, envolve 133 estudantes estrangeiros de países como Índia, China, Colômbia, México e Japão.
“O ICE encerrou abrupta e ilegalmente o status legal dos estudantes nos Estados Unidos, (…) privando-os da capacidade de prosseguir seus estudos e manter empregos nos Estados Unidos, e colocando-os em risco de prisão, detenção e deportação”, diz a denúncia apresentada pelos advogados responsáveis pela ação.
No final do mês passado, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, justificou as revogações com base em comportamentos considerados inadequados, incluindo a participação em protestos, que, segundo ele, não serão tolerados.
More Stories
A decisão da Suprema Corte dos EUA contra política…
Governo Trump será alvo protestos em todos os 50 e…
Mauro Vieira diz que asilo a peruana leva em conta…