A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni chegou à Base Aérea Andrews, em Maryland, na quarta-feira (16), um dia antes de sua reunião com o presidente Donald Trump para amenizar as tensões sobre as tarifas dos EUA sobre produtos europeus e se posicionar como uma ponte entre Washington e Bruxelas.
Meloni enfrenta um impasse sobre sua relação ideológica com o presidente amerisano e os laços da Itália com os aliados europeus, que criticaram o aumento das tarifas de Trump e sua decisão de excluir a União Europeia das negociações com a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia.
Embora Meloni esteja sob pressão em casa para proteger a economia da Itália, que no ano passado teve um superávit comercial de cerca de 45 bilhões de dólares com os EUA, ela também precisa ser vista defendendo os interesses de todo o bloco de 27 países da UE.
Meloni foi a única líder do bloco europeu convidada para a posse de Trump em janeiro, e a reunião desta semana ocorrerá um dia antes de ela receber o vice-presidente JD Vance em Roma – conversas consecutivas que podem ser cruciais para avançar nas ambições italianas de desempenhar um papel central nas relações transatlânticas.
More Stories
Corpo de estudante encontrada morta em SP será enterrado neste sábado (19)
Autoridades do Irã e dos EUA se reúnem em Roma para discutir acordo nuclear
Guerra pelo topo: quem realmente manda na NBA?