19 de abril de 2025

Imigração prende venezuelano em fuga nos EUA e víd…

Arnuel Marquez Colmenarez, um venezuelano de 33 anos, tentou fugir de agentes da ICE (a polícia da imigração dos Estados Unidos) ao sair de um elevador no Tribunal do Circuito de Nashua, em New Hampshire, em fevereiro deste ano, mas foi capturado em uma cena dramática. Imagens de segurança divulgadas recentemente mostram os oficiais derrubando o imigrante no chão e, por consequência, ferindo acidentalmente um idoso que usava bengala.

Segundo registros policiais, Colmenarez respondia a acusações por dirigir sob efeito de álcool, conduzir sem habilitação válida e omissão de socorro após um acidente de trânsito. Ao resistir à abordagem dos agentes, ele foi imobilizado e posteriormente transferido sob custódia para uma unidade da ICE no Texas, onde segue detido.

O imigrante havia acabado de chegar ao tribunal em Nashua, no dia 20 de fevereiro, para ser formalmente acusado por embriaguez ao volante quando foi detido, segundo o jornal local Boston Globe.

Continua após a publicidade

O vídeo da abordagem revela o momento em que dois homens entram no elevador e se aproximam de Colmenarez. Um deles, usando um moletom com a sigla “ATF” (Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos Estados Unidos) toca o ombro do venezuelano. Colmenarez, ao perceber a movimentação estranha, tenta fugir, mas é contido pelos agentes. Durante a ação, um senhor que caminhava com ajuda de uma bengala é atingido e cai no chão.

Em resposta a uma pergunta sobre o incidente, o ICE afirmou que a operação faz parte de seus esforços contínuos para garantir a “segurança pública”. A ATF não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O episódio ocorre semanas após um caso semelhante em Boston, em que um agente do ICE foi preso por desacato ao deter um imigrante dominicano dentro de um tribunal local. O contexto é que milhares de agentes federais de diferentes agências foram mobilizados pelo governo de Donald Trump para atuar como agentes de imigração, em investida para prender imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

O caso de Colmenarez, no entanto, não corresponde ao perfil que a Casa Branca buscava inicialmente, de imigrantes que cometeram crimes mais graves, como estupro ou assassinato.

Source link

About The Author