16 de abril de 2025

Superapps: o que são e como podem mudar a forma como usamos a internet?

Hoje em dia, boa parte das situações que enfrentamos no nosso dia a dia são resolvidas por meio do celular. É com ele que fazemos compras, emitimos documentos, pagamos boletos e muito, muito mais.

É nesse contexto que aparecem os superapps, que são aplicativos multifuncionais que operam como uma espécie de “canivete suíço”, oferecendo várias ferramentas dentro do mesmo lugar. Vejamos a seguir como eles funcionam e quais são as tendências do mercado para esse novo tipo de aplicativo.

O que é um superapp?

Os superapps ajudam os clientes a resolverem várias questões ao mesmo tempo. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Chamamos de superapp a plataforma multifacetada que oferece uma variedade de serviços dentro do mesmo lugar. Um superapp é capaz de centralizar transações financeiras, usar seus dados para personalizar ofertas e oferecer vários serviços ao mesmo tempo.

Por conta disso, eles também são chamados de “tudo-aplicativos”. Alguns exemplos desses superapps são o AliBaba, um marketplace online que permite comprar produtos em grandes quantidades, e o Rappi, que oferece vários serviços, sendo um deles a entrega de alimentos. Aplicativos de transporte como o Uber e 99 também estão se transformando em superapps.

Para os empreendedores do mercado digital, a grande vantagem do superapp é que ele possibilita que se centralize várias atividades do usuário dentro do mesmo aplicativo, o que faz com que eles criem laços mais sólidos entre os clientes, os vendedores e os anunciantes.

Além disso, o dono dos aplicativos conseguem obter uma maior quantidade de dados dos usuários, que podem ser usados para entender melhor as suas preferências e oferecer a ele anúncios mais efetivos. Para o cliente, significa a oportunidade de resolver várias questões do seu cotidiano de maneira mais prática.

Principais características dos superapps

Os superapps agregam várias funcionalidades em uma mesma plataforma. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Embora possam ter suas distinções, os superapps possuem algumas características semelhantes que os agrupam dentro desta grande categoria. Vejamos a seguir quais são elas:

Integração de pagamentos

A maior parte dos superapps tem como característica o oferecimento de sistemas de pagamento integrados que permitem aos usuários realizar transações financeiras diretamente dentro de um único aplicativo. Por meio deles, os usuários conseguem pagar contas, fazer transferências de dinheiro, realizar compras online e até efetuar pagamentos em estabelecimentos físicos.

Personalização das preferências

Os superapps são equipados com tecnologias de machine learning, pelas quais os algoritmos analisam e aprendem sobre o comportamento do usuário. Em seguida, eles utilizam esses dados para oferecer recomendações personalizadas.

Presença de parceiros

Normalmente, os superapps trabalham por meio do estabelecimento da colaboração com parceiros que oferecem serviços diversos aos usuários. Isso pode incluir parcerias com empresas de transporte, restaurantes, varejistas, instituições financeiras, entre outras.

Uso facilitado

Por fim, os superapps costumam ser projetados para serem utilizados de forma intuitiva, mesmo por usuários pouco experientes em tecnologia. Deste modo, eles conseguem cativar um público amplo, que não enfrentam muitas dificuldades ao utilizá-los.

Vantagens para os clientes

Clientes tendem a ficar mais tempo navegando em superapps. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os superapps só fazem sentido à medida que são adotados por uma grande quantidade de pessoas. Por conta disso, eles precisam significar vantagens ao seu público. Entre algumas delas, estão:

Facilidade no uso

Por centralizar uma série de serviços em um mesmo aplicativo, os superapps se tornam convenientes para os seus usuários, que conseguem realizar várias atividades sem ter que ficar alternando de plataforma. Para muita gente, este é um grande atrativo.

Serviços variados

Nos superapps, os usuários têm acesso a uma ampla oferta de serviços e funcionalidades. Podem conseguir, por exemplo, fazer compras online, realizar pagamentos, pedir comida, reservar transporte, entre várias alternativas.

Personalização da experiência

Os usuários podem se sentir recompensados quando notam que o superapp o conhece e direciona a eles conteúdos específicos de acordo com os seus gostos. Isso tende a fazer com que o cliente fique mais tempo dentro da plataforma.

Tendências no mercado dos superapps

A tendência é que haja um aumento no uso de superapps no Brasil e no mundo. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Especialistas afirmam que os superapps são uma tendência que deve se espalhar por todo mundo. Por enquanto, o maior número desses aplicativos está disponível em países como China, Índia, e algumas nações da Europa. À medida que cada vez menos pessoas usam dinheiro vivo, esses apps também tendem a se popularizar como boas alternativas às pessoas.

No Brasil, de acordo com um estudo da iBest, esta tendência também tende a crescer nos próximos anos. Alguns aplicativos como PicPay, Banco Inter, MagaluPay e Mercado Pago já estão mirando nesse tipo de serviço multifacetado. A probabilidade é que sigam aparecendo novos players no mercado, variando a quantidade de funcionalidades que cada um traz ao seu potencial cliente.

Siga retornando aqui ao TecMundo para obter as informações mais completas sobre tecnologia. Até mais!

Source link

About The Author