
O governo Donald Trump pretende cortar pela metade o orçamento do Departamento de Estado já em 2026, disseram autoridades familiarizadas com o plano à Reuters nesta segunda-feira, 14. A proposta, que circula entre a Casa Branca e os órgãos orçamentários, prevê uma redução de mais de US$ 30 bilhões nas verbas da diplomacia americana e uma diminuição de até 75% nos programas de ajuda internacional.
Conforme consta em um documento interno do Escritório de Gestão e Orçamento, as mudanças foram propostas como resposta ao financiamento solicitado pelo Departamento de Estado para o novo ano fiscal, que se inicia em outubro.
Caso implementadas, as medidas podem levar ao fechamento de pelo menos 27 missões diplomáticas dos Estados Unidos ao redor do mundo, incluindo embaixadas e consulados, com foco em países da África, Europa e Oceania.
Além de diminuir a presença diplomática dos EUA pelo mundo, os cortes orçamentários colocam em risco diversas ações humanitárias e parcerias estratégicas em setores fundamentais, como saúde, educação e segurança global. Postos considerados estratégicos, como os ligados à ONU e à Unesco, podem ser fundidos ou transformados em estruturas de operação mínima.
Embora a proposta ainda esteja em fase preliminar, ela reflete a intenção clara do governo de reduzir os gastos com programas democráticos e de política externa.
More Stories
Por medo de espiões, UE distribui celulares descar…
O forte relato de sobrevivente dos horrores do Hol…
Esposa de ex-presidente do Peru pede asilo ao Bras…