
MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), inicia na próxima segunda-feira (14) o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025.
Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção, que deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma. Aqueles que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção.
A isenção está disponível para estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025, para quem concluiu o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio, e para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais. Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.
A documentação exigida inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.
O cronograma prevê que o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.
O Enem 2025 continuará sendo uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.
More Stories
Prefeita de Campo Grande recua e retira projeto de reajuste salarial da pauta
Hamburgueria homenageia ‘erros’ linguísticos do avô
Do açougueiro ao vigia, Capital tem vagas de trabalho em 171 funções diferentes – Empregos