Política
De acordo com o texto, o beneficio será valido para veículo que também tiver motor elétrico
Por Fernanda Palheta | 11/04/2025 18:36

Para incentivar a compra e o uso de carros híbridos em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Roberto Hashioka (União) apresentou o Projeto de Lei nº 85, que prevê o desconto de 50% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os modelos que também tenham motor elétrico.
O deputado estadual Roberto Hashioka propôs um projeto de lei em Mato Grosso do Sul que oferece um desconto de 50% no IPVA para carros híbridos, visando incentivar a compra e uso desses veículos. Hashioka argumenta que os híbridos são essenciais para reduzir emissões de CO2, já que o setor de transporte é um grande poluidor no Brasil. Ele destaca que outros estados já adotaram incentivos fiscais semelhantes, mostrando resultados positivos. A proposta visa alinhar-se com tendências de mobilidade sustentável e proteção ambiental, além de promover a indústria de tecnologias limpas.
O parlamentar defende que os veículos híbridos são alternativa viável para a diminuição emissão de gases poluentes. Segundo ele, no Brasil o setor de transporte é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2.
“A medida contribuirá para a redução das emissões de gases poluentes, para a melhoria da qualidade do ar e da saúde pública, para o incentivo à indústria nacional de tecnologias limpas e para uma transição gradual do Estado rumo a uma matriz de transportes mais sustentável”, disse na justificativa da proposta.
Hashioka ainda aponta que outros estados brasileiros já implementaram benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos. Ele afirma que essas experiências demonstram que a política de incentivos fiscais para veículos menos poluentes é uma tendência nacional, com resultados positivos tanto em termos ambientais quanto de renovação da frota.
“A concessão de redução de 50% do IPVA para veículos híbridos representa uma política pública alinhada com o princípio constitucional da proteção ao meio ambiente e com as tendências nacionais e internacionais de mobilidade sustentável, bem como a responsabilidade fiscal”, disse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
More Stories
Ex-governador André Puccinelli compartilha TBT romântico de seu casamento
Temperatura cai para 19ºC após chuva atingir bairros da Capital – Meio Ambiente
Operário enfrenta Cianorte no Paraná na abertura da Série D – Esportes