19 de abril de 2025

O que faz um aeroporto ser o ‘melhor do mundo’? Si…

Pela 13ª vez, o Aeroporto Changi, em Singapura, foi eleito o melhor do mundo no ranking do World Airport Awards. O pódio de 2025, apresentado nesta semana, também inclui o Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, com a prata, e o Aeroporto Haneda, em Tóquio, com o bronze. Mas afinal, o que transforma um terminal em um verdadeiro ponto turístico?

Para a Skytrax — organização responsável pela avaliação —, a resposta está na combinação de inovação, conforto, entretenimento, gastronomia e eficiência. E o Changi é um exemplo de tudo isso. Passageiros podem fazer o check-in com até 48 horas de antecedência e aproveitar o tempo livre para explorar um complexo de 10 andares que abriga shopping, museu, cinema, jardim de borboletas e até um parque temático de dinossauros. No centro do edifício, a Rain Vortex, a maior cachoeira interna do mundo, com 40 metros de altura, também atrai quem passeia por ali.

Com forte investimento em tecnologia, o aeroporto já opera com assistentes de inteligência artificial e manuseio autônomo de bagagens. Segundo a emissora americana CNN, mais de US$ 2 bilhões serão aplicados nos próximos seis anos para modernizar e expandir um dos terminais — incluindo a construção de uma quinta ala, prevista para ser inaugurada na década de 2030.

“É gratificante receber este reconhecimento e nos incentiva a continuar nos esforçando para oferecer a melhor experiência de viagem. À medida que o transporte aéreo continua crescendo, estamos ansiosos para receber os passageiros e vivenciar a magia do Aeroporto de Changi”, disse o CEO do Changi Airport Group, Yam Kum Weng, durante o evento realizado nesta quarta-feira, 9, no Terminal de Passageiros EXPO em Madri.

Além do título principal, Changi também venceu nas categorias de Melhor Restaurante de Aeroporto do Mundo, Melhores Banheiros e Melhor Aeroporto da Ásia. A Ásia, aliás, domina o ranking: seus aeroportos ocupam do terceiro ao sexto lugar, com destaque para Seul, Hong Kong e Tóquio. A lista ainda é marcada por presenças europeias — como Paris, Roma, Zurique, Munique e Helsinque.

O único representante das Américas é o Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, na 13ª posição. Nenhum aeroporto brasileiro entrou na lista dos 100 melhores.

Source link

About The Author