19 de abril de 2025

Stonehenge pode ser cópia de um cemitério enterrado sob rodovia britânica

Novas datações por radiocarbono realizadas nos sítios arqueológicos de Flagstones e da vizinha Alington Avenue, ambos localizados na região de Dorset no sudoeste da Inglaterra, podem nos obrigar a reescrever parte da história dos grandes monumentos neolíticos britânicos. No novo contexto, Stonehenge seria apenas uma peça de um quebra-cabeça iniciado em Flagstones

Publicada recentemente na revista Antiquity, a pesquisa revela que o cemitério neolítico de Flagstones data de 3200 a.C., o que o coloca como o mais antigo recinto circular de grande porte conhecido na Grã-Bretanha. A nova datação, que incluiu restos humanos, chifres de veado vermelho e carvão, acrescenta cerca de 200 anos à idade anteriormente estimada para o local.

Se Flagstones realmente precede Stonehenge, isso redefine nossa compreensão da evolução dos monumentos cerimoniais neolíticos, sugerindo que estruturas como Stonehenge não surgiram isoladamente, mas como parte de uma tradição arquitetônica em desenvolvimento. A nova cronologia ajuda também a estabelecer conexões entre diferentes sítios monumentais, como parte de uma “paisagem ritual” integrada

O que são as Flagstones de Dorset?

GettyImages-614632664.jpg
As flagstones originais são pedras de calcário. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Originalmente, a palavra “flagstones” se refere a pedras planas de calcário de cor dourada ou ge, que ocorrem naturalmente na região de Dorset, e são usadas para pavimentar áreas externas. No contexto arqueológico, “Flagstones é um recinto circular de 100 m de diâmetro, com fossos irregularmente espaçados e parcialmente intercalados, criado em uma área de atividade neolítica inicial”, diz o estudo.

Flagstones foi descoberto por acaso, em 1987, durante a construção do Dorchester Bypass, uma rodovia de contorno construída ao redor da cidade. O sítio arqueológico encontra-se hoje enterrado sob o desvio. Ou seja, embora não esteja visível, ele continua preservado sob a estrada, e seus materiais continuam sendo analisados pelo Museu Dorset e universidades. 

Os autores afirmam que pelo menos quatro sepultamentos foram encontrados nas covas do local: um adulto cremado e três crianças (não cremadas), além de outras três cremações parciais de adultos em outros lugares. Pela semelhança com a primeira fase de Stonehenge, datada de cerca de 2900 a.C., presumiu-se que Flagstones teria sido construído na mesma época.

Reescrevendo a linha do tempo dos monumentos neolíticos britânicos

urn_cambridge.org_id_binary_20250305175000079-0483_S0003598X25000286_S0003598X25000286_fig2 (1).jpg
Planta da metade ocidental escavada do recinto de Flagstones. (Fonte: Susan Greaney et al., Antiquity, 2025/Divulgação)

Combinando as novas datações por radiocarbono com dados arqueológicos, os autores concluíram que que as primeiras atividades neolíticas, incluindo a escavação de fossos, começaram na altura de 3650 a.C. Após um hiato de séculos, o recinto circular com valas foi finalmente construído por volta de 3200 a.C., quando os enterros no local tiveram início, 

Para a primeira autora do estudo, dra. Susan Greaney, da Universidade de Exeter, “A cronologia de Flagstones é crucial para compreender a sequência de monumentos cerimoniais e funerários na Grã-Bretanha”. Seguindo esse raciocínio, o seu “monumento-irmão” seria Stonehenge, que tanta poderia ser uma cópia de Flagstones, como poderia estar com sua datação incorreta.

Flagstones também revela conexões com outros “henges”, como Llandygái, no País de Gales, e até algumas regiões da Irlanda, indicadas por artefatos e práticas funerárias. Essas novas descobertas ressaltam uma possível interconexão das comunidades neolíticas em toda a Grã-Bretanha e uma rede de rituais complexos que poderiam ir além dessas fronteiras geográficas, como uma rede de trocas simbólicas e tradições compartilhadas. 

Será que Flagstones inspirou mesmo Stonehenge? Registre seus comentários nas redes sociais e aproveite para comentar com seus amigos e seguidores. Conheça também um grande cemitério da Idade do Bronze encontrado perto de Stonehenge.

Source link

About The Author