É muito provável que, nesse momento, você esteja usando alguma tecnologia inteligente que ajuda você durante o desempenho de atividades do seu cotidiano. Boa parte delas são tecnologias vestíveis, ou wearables, expressão usada para definir os dispositivos acoplados ao corpo que monitoram fatores relacionados à saúde e nos auxiliam de várias maneiras.
Falamos aqui de aparelhos como óculos, smartwatches e até outros objetos como pulseiras e anéis que sabem muita coisa sobre nós. Hoje em dia, eles monitoram nosso batimento cardíaco, avisam quando estamos estressados, registram o que comemos e nos conectam com diferentes dispositivos.
Mas para onde será que essas tecnologias devem ir no futuro? Quais as novas funcionalidades que elas deverão adquirir? Vejamos a seguir as próximas evoluções previstas para os óculos, relógios e outros aparelhos que hoje são fundamentais no nosso dia a dia.
Mudanças nos smartwatches

Os chamados relógios inteligentes estão entre as primeiras invenções de dispositivos vestíveis. Eles realmente foram adotados pelas pessoas e tornaram o hábito de usar um relógio algo muito mais completo e útil.
Hoje eles funcionam quase como mini celulares, altamente personalizáveis, e conseguem nos auxiliar a acompanhar dados de saúde, principalmente os ligados às atividades físicas. Alguns deles já conseguem se integrar com assistentes virtuais e até fazer pagamentos.
Mas, de acordo com os especialistas em tecnologia, ainda há muitas novidades por vir. Confira a seguir o que, muito em breve, o seu smartwatch poderá ser capaz de fazer.
Melhor integração com dados de saúde
Essa provavelmente é a área mais promissora na evolução dos smartwatches. Eles devem passar a ser equipados com sensores biomédicos avançados, que poderão, por exemplo, medir glicemia sem a necessidade de agulhas, monitorar a pressão arterial de forma contínua e detectar problemas de saúde, como arritmias cardíacas ou apneia do sono.
A inteligência artificial deve também entrar mais em jogo: os dados coletados pelo relógio inteligente poderão ser analisados para detectar previamente problemas de saúde antes que eles se manifestem, oferecendo intervenções proativas.
Outro aspecto previsto para o futuro é uma conexão com a telemedicina. A integração com consultas médicas permitirá o envio de dados para os médicos, o que é excelente para o acompanhamento de pacientes crônicos.
Presença de assistentes pessoais avançados
Ainda no campo da inteligência artificial, ela deve tornar os assistentes virtuais dos relógios muito mais inteligentes, pois serão capazes de compreender contextos complexos e oferecer respostas mais humanas.
Ou seja, é provável que você passe a conversar com o seu smartwatch, que irá conhecê-lo por meio de seus dados e hábitos. Deste modo, ele vai conseguir antecipar suas necessidades.
Avanços na conectividade
Com a expansão do 5G no Brasil, os smartwatches vão adquirir uma conectividade mais rápida e estável. Essa evolução provavelmente fará com que eles consigam executar streaming, downloads e comunicação em tempo real sem depender de smartphones.
Isso também trará avanço nas questões de privacidade e segurança, com o uso de autenticação biométrica por batimentos cardíacos ou mesmo identificação das veias do pulso.
A evolução dos óculos inteligentes

Menos populares que os relógios, os óculos inteligentes (também chamados de smartglasses) também são wearables úteis que contam com funcionalidades avançadas. Eles contam com displays altamente tecnológicos, oferecendo câmeras, recursos de realidade aumentada, e muito mais.
A ideia de quem usa um óculos inteligente é de ter uma experiência aprimorada, mudando a forma com quem interage com o mundo ao redor. Vejamos a seguir o que vem por aí.
Avanços para o setor industrial
Os óculos inteligentes muito em breve devem se tornar auxiliares dos técnicos em reparos e manutenção, exibindo instruções passo a passo diretamente no seu campo de visão. Em áreas como logística, eles poderão ser usados para o auxílio na preparação de pedidos e na organização de armazéns.
Usos no setor de saúde
Estes óculos também serão excelentes aliados dos profissionais de saúde. Devem auxiliar cirurgiões durante suas operações, mostrando em tempo real informações importantes para a sua tomada de decisão.
Poderão ainda ser muito úteis em treinamentos dos profissionais, e principalmente no ensino aos estudantes das áreas médicas, que terão um aprendizado mais imersivo sem incorrer com questões éticas voltadas a riscos.
Novas experiências de educação
Um dos usos mais interessantes e promissores para esses óculos está no campo educacional. Os avanços tecnológicos devem fazer com que os smartglasses possam se tornar mais presentes nas escolas, fazendo projeções que tornam as aulas mais interativas e, portanto, capazes de engajar mais os estudantes. Sem dúvida, o trabalho em sala se tornará mais divertido.
Curtiu esse conteúdo? Aqui no TecMundo você sempre fica por dentro das novidades da área de tecnologia. Até mais!
More Stories
Ruptura é melhor que Black Mirror? Criador da série da Netflix fala de comparação
Duskbloods, multiplayer exclusivo do Switch 2, terá mais de 12 personagens jogáveis! Veja o que sabemos do game
Golpes na Páscoa usam Cacau Show e sites falsos para roubar dados; saiba se proteger