A África do Sul pode ser um dos próximos países a adicionar o avião de transporte militar KC-390 da Embraer à sua frota, após a fabricante brasileira assinar um acordo com a empresa aeroespacial e de defesa sul-africana Denel, na sexta-feira (4). A parceria foi anunciada durante a feira de segurança LAAD 2025 no Rio de Janeiro (RJ).
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê a colaboração industrial entre as duas companhias e a expansão da presença da aeronave no país. A iniciativa também permitirá à Denel atuar na fabricação de aeroestruturas e operações de manutenção, reparo e revisão.

Essa parceria acontece em um momento no qual a África do Sul busca alternativas para atualizar sua frota de aviões militares. Neste cenário, o Embraer KC-390 Millenium se posiciona como uma opção capaz de atender às necessidades do país, apresentando desempenho avançado, versatilidade para diferentes missões e bom custo-benefício.
Utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2019, o cargueiro vem ganhando cada vez mais espaço no exterior, estando em serviço com a Força Aérea de Portugal e a Força Aérea da Hungria. Ele foi comprado por oito países e um cliente não revelado, até o momento, além de ter sido selecionado por Suécia e Eslováquia para a atualização de suas frotas.
Preparado para qualquer desafio
Com capacidade para transportar cargas úteis de até 26 toneladas, o KC-390 é projetado para se adaptar aos mais variados tipos de missões. Além de carregar tropas e cargas, ele pode ser usado para reabastecimento aéreo, como tanque e receptor, e realizar lançamentos no ar.
Atuar em operações de combate a incêndios, ajuda humanitária, evacuação médica e missões especiais são algumas de suas outras capacidades, graças à rápida reconfiguração da aeronave. O modelo também pode operar em pistas semipreparadas ou não pavimentadas, incluindo cascalho, grama e solo compactado.
O cargueiro multimissão de fabricação brasileira, que chega a mais de 900 km/h de velocidade e tem alta eficiência de combustível, acumula mais de 15 mil horas de voo desde a sua adoção pela FAB. Ele atuou em operações de grande importância, como o transporte de insumos e profissionais de saúde para áreas remotas durante a pandemia de covid-19.
A aeronave de transporte militar também foi utilizada em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, às comunidades Yanomami afetadas por uma crise sanitária e em missões internacionais no Líbano, Haiti e Ucrânia. A FAB conta com seis unidades do KC-390 da Embraer.
Curtiu o conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar esta e outras notícias do TecMundo nas redes sociais.
More Stories
NotebookLM, assistente de estudos com IA do Google, pode buscar fontes por conta própria
Nova IA da Amazon compra até produtos que não estão no catálogo da loja para você
7 tendências de tecnologia que vão dominar a próxima década