1 de abril de 2025

Governo de Alagoas cria núcleo para combater disseminação de fake news

O governo de Alagoas criou um Núcleo de Integridade da Informação para enfrentar a disseminação de notícias falsas — conhecidas pelo termo em inglês fake news.

A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Comunicação do estado e funcionará a partir de abril.

O foco será a verificação de informações da administiração pública e de temas de interesse social, como saúde, meio ambiente, segurança pública e direitos humanos.

Também haverá parcerias do núcleo com universidades públicas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministérios e outras instituições. O objetivo será promover a educação midiática e reduzir os impactos da desinformação, que, segundo o governo, já afetaram áreas sensíveis, como a adesão a campanhas de vacinação.

Para o secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, a desinformação leva a “lucros políticos e econômicos”.

“Não podemos aceitar que mentiras levem famílias a não vacinar seus filhos, como já presenciamos. A desinformação muitas vezes gera lucros políticos e econômicos para quem a produz. Por isso, é fundamental combatê-la com responsabilidade e compromisso com a verdade”, explicou Palhares.

As ações serão transversais no governo, como a iniciativa do subnúcleo da Saúde e Consciência, que vai estimular a educação midiática em agentes e lideranças comunitárias.

Projeto piloto

Em abril, o núcleo fará um projeto piloto na área da saúde.

Será selecionada uma cidade em que o índice de vacinação é baixo, e vai implantar nela o projeto para mensurar a efeitvidade da práticas, comparando com a melhora dos índices vacinais.

Source link

About The Author