Uma pintura oficial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exposta na Assembleia Legislativa do Colorado ao lado de outros ex-chefes de Estado do país, será removida após receber críticas do próprio republicano. No domingo 23, ele usou sua rede social, a Truth, para alegar que a pintura “distorce sua imagem intencionalmente”.
“Ninguém gosta de uma imagem ou pintura ruim de si mesmo, mas a do Colorado, no Capitólio estadual, colocada pelo governador, junto com todos os outros presidentes, foi propositalmente distorcida a um nível que até eu, talvez, nunca tenha visto antes”, escreveu o presidente.
Ele também culpou o governador do Colorado, o democrata Jared Polis, pelo quadro “ruim” — a quem o presidente insultou por ser “da esquerda radical”. A obra, na verdade, foi comissionada por um admirador republicano de Trump, o ex-senador estadual Kevin Grantham, que arrecadou quase US$ 10 mil para a empreitada em 2019.
A pintura gerou polêmica desde o início. Na época de sua instalação, alguns consideraram que o retrato suavizava a imagem de Trump, retratando-o de maneira “pensativa” e “não confrontadora”.
“Mesquinho e inseguro”
De acordo com uma carta obtida pela agência de notícias The Associated Press, a remoção foi solicitada por líderes republicanos da Assembleia Legislativa do estado, que querem substituir a obra por uma nova. O líder da minoria no Senado, Paul Lundeen, declarou que pediu a troca para uma pintura “que represente melhor sua imagem contemporânea”. Os democratas, por outro lado, minimizaram a questão. “Se o Partido Republicano quer gastar tempo e dinheiro decidindo qual retrato de Trump ficará no Capitólio, isso é problema deles.”
Comentaristas progressistas e anti-Trump zombaram da reação do presidente nas redes sociais. No X, antigo Twitter, o jornalista Sam Stein, da MSNBC, escreveu que estava “absolutamente morrendo” de rir da forma como o presidente ficou tão chateado com seu retrato “que não conseguiu resistir a postar” sobre o tema.
O ex-advogado republicano Ron Filipkowski, editor-chefe do site de notícias MeidasTouch Network, afirmou que o republicano era “o floco de neve mais frágil e sensível da história”. Outra conta no X chamada Republicans Against Trump (republicanos contra Trump, em tradução livre) também o rotulou de “um bebê mesquinho e inseguro” ao compartilhar a postagem da Truth Social.

No post, Trump também reclamou que no retrato de Barack Obama, que estava exposto ao lado do seu, o ex-presidente democrata “está maravilhoso”. Os quadros foram feitos pela mesma artista, Sarah Boardman.
A responsabilidade pelas pinturas não é do gabinete do governador do Colorado, mas do Colorado Building Advisory Committee. Os quadros até o governo de Jimmy Carter foram doadas como parte de uma coleção, enquanto os mais recentes foram financiados por partidos políticos ou por arrecadações externas.
A artista Sarah Boardman não se manifestou sobre a decisão. Enquanto isso, as reclamações do presidente levaram vários visitantes ao Capitólio do Estado do Colorado na segunda-feira, 24, que aproveitaram para tirar fotos com a pintura antes de sua remoção.
More Stories
O que diz ‘guia de sobrevivência’ enviado por governo Macron na França
Vítima do criminoso sexual Jeffrey Epstein diz que…
Trump acusa Zelensky de tentar ‘desistir’ de acord…