
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (20), parecer favorável à continuidade do Projeto de Lei n.º 10.909/23, que prevê a publicidade de informações sobre emendas parlamentares destinadas ao município. A proposta, de autoria do vereador Clodoilson Pires (Podemos), segue em tramitação.
A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou a continuidade do Projeto de Lei n.º 10.909/23, que visa a transparência nas emendas parlamentares. Proposto por Clodoilson Pires, o projeto exige que a prefeitura divulgue semestralmente dados sobre emendas, como autor, valor e destinação. Apesar de um parecer contrário do vereador Epaminondas Neto, a proposta avança para discussão e votação. O objetivo é aumentar a fiscalização e transparência no uso dos recursos públicos.
Pelo projeto, a prefeitura deverá divulgar semestralmente os dados das emendas, incluindo autor, data, valor, destinação e previsão de conclusão da execução. O objetivo é garantir mais transparência na aplicação dos recursos. O plenário votou apenas pela legalidade da proposta, uma vez que a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final não teve parecer unânime. Agora, o texto segue para discussão e votação.
O projeto chegou a ter um parecer contrário, com relatoria do atual presidente da Casa , o vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB). No documento, ele defendeu que “não pode o Legislativo, por iniciativa própria, aprovar leis que caracterizem ingerência na atividade tipicamente administrativa, como são exemplos diplomas que impõem a celebração de contrato ou a prática de ato, ou condicionam o aperfeiçoamento destes ao consentimento do Legislativo, ou, mesmo, leis que determinem ao Executivo o exercício de competência que Ihe é exclusiva”.
Mesmo assim, o parecer foi derrubado e os vereadores votaram pela continuidade da tramitação da proposta.
Clodoilson Pires destacou que, em reunião realizada em fevereiro com vereadores e a bancada federal, deputados e senadores manifestaram preocupação com a falta de informações sobre a aplicação dos recursos enviados por meio de emendas. “O objetivo é conferir mais transparência ao recebimento e uso das emendas. Fiscalizar a administração pública e o destino dos recursos é um dos deveres do Legislativo”, afirmou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
More Stories
Deputados veem como caminho viável
Projeto propõe isenção de IPVA para motoristas de transporte por aplicativo em MS
Homem mata irmão com facada após discussão em Rio Negro