A operadora de rede elétrica portuguesa, a REN, negou que atribuiu o apagão em Portugal, na Espanha e em outros países europeus nesta segunda-feira, 28, a um fenômeno atmosférico raro. Mais cedo, a agência de notícias Reuters afirmou que a empresa havia anunciado que o blecaute ocorreu em decorrência de uma “vibração atmosférica induzida”, quando há variações anormais nas linhas de alta tensão por mudanças extremas de temperatura.
Horas após a publicação da reportagem, a REN entrou em contato com a Reuters para esclarecer que não havia dado essa declaração. A matéria foi, então, retirada do ar. Em nota à emissora CNN Portugal, a operadora desmentiu “categoricamente a informação de fonte anônima colocada a circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana”.
“A REN reafirma que está já a proceder às operações tendentes à reenergização do sistema elétrico nacional, de cujo andamento irá dando conhecimento publico, através dos seus canais oficiais. Todas as informações prevenientes de outras fontes devem ser desconsideradas”, disse o comunicado.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que as investigações ainda não chegaram a uma conclusão sobre o que provocou a queda generalizada de energia, embora autoridades já tenham descartado que não foi um ataque cibernético. França e Finlândia também tiveram os serviços afetados.
+ Apagão massivo atinge Portugal e Espanha: outros países europeus reportam falha
Apagão massivo
A operadora de eletricidade espanhola Red Eléctrica afirmou ter ativado planos para restaurar o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, afirmou a empresa. “Continuaremos informando.”
A Renfe, operadora ferroviária da Espanha, também informou que houve uma queda de energia em nível nacional, causando a parada de trens e o cancelamento de viagens. No país, o blecaute afetou diversas cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz. O jogo do Madrid Open entre Dimitrov e Fearnely precisou ser paralisado no segundo set, depois que uma câmera ficou parada em cima da quadra.
Segundo a jornais locais, o problema se estendeu pela Península Ibérica e atinge também linhas telefônicas e semáforos. Nos aeroportos, os embarques estão sendo feitos “à moda antiga” e o check-in de forma manual. A expectativa é que de que a conexão começará a ser restabelecida a partir das 13h locais (9h em Brasília) no norte e no sul da península.
A polícia de Portugal informou que semáforos e postes de iluminação pública correm o risco de falha. “Reduza a velocidade e preste atenção redobrada”, disseram os agentes, instruindo as pessoas a saírem de casas desnecessariamente. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, acrescentou o comunicado.
More Stories
O que pode ter causado o apagão na Europa?
Mudança climática pode multiplicar apagões como de…
Espanha declara estado de emergência nacional após…