29 de abril de 2025

O que pode ter causado o apagão na Europa?

Um apagão massivo atingiu Portugal, Espanha e outros países nesta segunda-feira, 28, em um dos maiores colapsos do sistema de energia da Europa. A queda de energia mobilizou especialistas mundo afora e levantou diversas teorias.

Um dia após um apagão, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido quase totalmente em Portugal e na Espanha. Moradores da França, Finlândia e outros países europeus também reportaram quedas de energia.

O que se sabe até agora?

A queda de energia havia sido atribuída a um fenômeno atmosférico raro que teria gerado oscilações na rede elétrica. No entanto, operadora de rede elétrica portuguesa REN negou ter afirmado que um fenômeno atmosférico raro foi a causa do apagão.

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, disse que a questão se originou na Espanha, acrescentando que não há evidências de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético. Autoridades da União Europeia e da Red Eléctrica (REE), operadora nacional da Espanha, também descartaram a possibilidade de um ataque hacker.

O diretor da REE, Eduardo Prieto, afirmou que o apagão foi causado por uma “oscilação muito forte na rede elétrica”, que levou o sistema elétrico da Espanha a “se desligar do sistema europeu e ao colapso da rede elétrica ibérica às 12h38”.

Continua após a publicidade

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou a criação de uma comissão para investigar o que levou ao apagão massivo que deixou a Península Ibérica sem energia por mais de 12 horas.

“O governo da Espanha investigará a fundo esta questão e implementará as reformas e medidas necessárias para garantir que isso não aconteça novamente”, disse ele em uma coletiva de imprensa após uma reunião com ministros. “Nenhuma hipótese está descartada até que tenhamos os resultados dessas análises.”

Instabilidade

Uma fonte com conhecimento sobre o assunto disse à agência de notícias Reuters que, no momento do apagão, a rede espanhola estava funcionando com muito pouca “inércia”, que é a energia que ajuda a estabilizar a rede, se movendo em uma grande massa rotativa como um gerador ou em alguns motores industriais.

Continua após a publicidade

“Nessas condições (quando há pouca inércia), se houver uma queda na produção por qualquer motivo, a grade perde (mais) inércia e tudo falha. E em um apagão, você precisa reconstruir a inércia antes de trazer as coisas de volta on-line, o que leva algumas horas”, disse a fonte, que pediu para se manter anônima.

Energia solar e eólica

A Espanha está a caminho de ser líder em energia verde na Europa. Os dados da REE mostram que a energia solar fotovoltaica (PV) estava fornecendo quase 59% da eletricidade da Espanha no momento do apagão, enquanto a energia eólica fornecia quase 12%, a nuclear, 11%, e usinas de gás de ciclo, 5%.

A queda de energia, no entanto, desencadeou um debate sobre se a volatilidade do fornecimento de energia solar ou eólica tornou seus sistemas de energia mais vulneráveis a tal interrupção.

Source link

About The Author