Meio Ambiente
Integração entre diferentes instituições permite decisões logísticas mais eficientes e uso certo dos recursos
Por Gabriela Couto | 29/04/2025 15:09

O Governo de Mato Grosso do Sul intensificou a preparação para a temporada de incêndios florestais no Pantanal com a reativação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) e a ampliação do uso do SCI (Sistema de Comando de Incidentes). As medidas fazem parte da Operação Pantanal 2025, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS).
Mato Grosso do Sul reforça combate a incêndios florestais no Pantanal. Ações integradas entre órgãos de segurança, meio ambiente e defesa civil, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, visam otimizar recursos e agilizar o atendimento a ocorrências. O Centro Integrado de Comando e Controle foi reativado para fortalecer essa integração.Tecnologia e prevenção são pilares da Operação Pantanal 2025. O Sistema de Comando de Incidentes, plataforma que monitora as ações em campo, permite respostas mais rápidas e eficientes. Formação de brigadas, instalação de bases avançadas e ações de educação ambiental complementam a estratégia de prevenção e combate aos incêndios.
Segundo o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), o retorno das operações do CICC visa integrar de forma mais eficaz os órgãos envolvidos, como Segurança Pública, Meio Ambiente, Defesa Civil e polícias. “A resposta do Estado precisa ser única, com integração, economia de recursos e agilidade no atendimento às ocorrências”, destacou.
O SCI é uma plataforma de planejamento e monitoramento das ações em campo. Utilizado desde o ano passado, o sistema tem contribuído para uma resposta mais rápida no combate ao fogo em todo o Estado. A integração entre diferentes instituições permite decisões logísticas mais eficientes e uso adequado dos recursos.
Além da tecnologia e da coordenação, o Corpo de Bombeiros iniciou em março a formação de brigadas e a avaliação de locais estratégicos para a instalação de bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense. Essas bases facilitarão o acesso das equipes às áreas atingidas, especialmente em regiões de difícil acesso.
O trabalho preventivo também inclui ações de orientação e educação ambiental. As iniciativas adotadas pelo Estado vêm sendo reconhecidas como boas práticas na preservação dos biomas e no enfrentamento aos incêndios florestais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:
More Stories
posto 24h do Tiradentes enfrenta crise em Campo Grande
Família oferece R$ 1 mil por cachorro desaparecido há 8 meses em Campo Grande
Selo da Agricultura Familiar é aprovado após tensão entre deputados em MS