Milhares de pessoas se despedem neste sábado, 26, do papa Francisco. O funeral teve início às 5h, no horário de Brasília (10h em Roma) na Praça de São Pedro, no Vaticano, com o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, conduzindo a Missa das Exéquias. O caixão, que foi lacrado na sexta-feira, foi colocado em frente ao altar externo da Basílica.
O Vaticano informou que ao menos 250 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro e ruas ao redor para assistir ao funeral do papa Francisco, neste sábado, 26. O pontífice morreu na segunda-feira 21 em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. Seu corpo foi velado por três dias e mais de 200 mil fiéis se despediram dentro da basílica.
Em curto comunicado, a Santa Sé disse que “a autoridade competente nos informa que, embora o funeral do papa Francisco tenha terminado, mais de 250.000 pessoas estão presentes”.













Entre a multidão, estavam diversos chefes de Estado, como Lula, Emmanuel Macron, da França, Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, Donald Trump, dos Estados Unidos, Javier Milei, da Argentina, e Giorgia Meloni, da Itália. O príncipe William, do Reino Unido, também foi no funeral representando a família real.
Francisco escolheu ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, próxima à estação Termini, em Roma, não no Vaticano. Trata-se de mais uma decisão na contramão de papas anteriores: 23 pontífices repousam nas Grutas do Vaticano. A mudança, contudo, tem forte carga simbólica: o templo abriga a imagem da Salus Populi Romani, a Virgem dos Romanos, diante da qual o papa costumava rezar após sua eleição e antes de cada viagem apostólica.
O trajeto da Praça de São Pedro até a Basílica de Santa Maria Maggiore tem 4,4 km, passando por pontos históricos, como o Coliseu. No caminho, serão entoados cânticos. No entanto, o sepultamento não será aberto ao público. Na Basílica, serão feitas mais orações pela alma de Francisco. No caixão do pontífice, serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
More Stories
Ela quer ser presidente dos Estados Unidos. Se Tru…
Brasileira lê Oração Universal durante funeral do…
Papa Francisco chega ao local de descanso final: v…