27 de abril de 2025

Vaticano divulga fotos do sepultamento do papa Fra…

Em um rito de sepultamento simples na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, a pedido do papa Francisco, o sepultamento do líder da Igreja Católica foi fechado ao público, mas teve imagens divulgadas pelo Vaticano neste sábado, 26. O caixão de madeira chegou ao local por volta das 8 horas, no horário de Brasília, depois de um cortejo que percorreu as ruas de Roma e foi seguido por milhares de pessoas. Os rituais fúnebres, realizados na Basílica de São Pedro, duraram cerca de três horas e foram acompanhados por ao menos 400 mil pessoas, de acordo com governo italiano, e 130 delegações de chefes de Estado.

Já na basílica, o caixão lacrado nesta sexta-feira, 25, foi posicionado por alguns minutos à frente do ícone da Virgem Maria, a Salus Populi Romani, onde o papa costumava fazer preces ao retornar de viagens e onde esteve ao receber alta após 38 dias hospitalizado por pneumonia em março passado.

Sepultamento papa Francisco
O rito de sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore (Handout / VATICAN MEDIA/AFP)

Quatro crianças depositaram rosas brancas perto do caixão, uma homenagem à devoção do pontífice à Santa Teresa de Lisieux. O conjunto de ritos é considerado inédito na Igreja Católica, segundo o jornal católico La Croix.

Sepultamento privado

Ainda de acordo com a publicação, a cerimônia de sepultamento privada foi conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, que colocou os selos da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório para as Celebrações Litúrgicas, do Capítulo da Basílica da Libéria e o selo pessoal do papa no caixão.

Continua após a publicidade
Sepultamento papa Francisco
O rito de sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore (Handout / VATICAN MEDIA/AFP)

O túmulo foi abençoado com água benta e, depois de orações, foi lavrada a ata oficial certificando o sepultamento. Além de ser lido em voz alta, o documento foi assinado pelo camerlengo, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias e pelo notário do Capítulo da Libéria.

Sepultamento papa Francisco
O rito de sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore – 26/04/205 (Handout / VATICAN MEDIA/AFP)
Continua após a publicidade

Pedido por túmulo simples

Em seu testamento, o papa Francisco escreveu que queria que seu túmulo fosse simples e abriu mão de ritos que denotavam sinais de nobreza comuns às cerimônias de despedida de líderes da Igreja Católica.

“Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.” E completou: O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus”. O documento foi assinado em 29 de junho de 2022.

Source link

About The Author