27 de abril de 2025

Morre Virginia Giuffre, denunciante de Jeffrey Eps…

[ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM CONTEÚDO SENSÍVEL SOBRE SAÚDE MENTAL E ABUSO SEXUAL]

Morreu Virginia Giuffre, mulher que acusou o empresário americano Jeffrey Epstein e o príncipe Andrew de abuso e tráfico sexual, aos 41 anos. A informação foi confirmada pela família da americana neste sábado, 26, revelando que a ativista contra exploração de mulheres tirou a própria vida na sexta, 25. Ela foi encontrada em sua fazenda na Austrália Ocidental, onde morou por vários anos. Giuffre deixa três filhos, Christian, Noah e Emily.

“É com o coração profundamente partido que anunciamos que Virginia faleceu ontem à noite em sua fazenda na Austrália Ocidental. Ela cometeu suicídio, após ser vítima de abuso sexual e tráfico sexual por toda a vida. No final, o custo do abuso é tão pesado que se tornou insuportável para a Virgínia lidar com seu peso.”, dizia o comunicado da família obtida pelo The Guardian. “Apesar de todas as adversidades que enfrentou na vida, ela brilhou muito. Sentiremos muito a sua falta”, completava a nota.

Virginia se tornou uma das vozes mais ativas contra Epstein e alegava ter sido abusada sexualmente na adolescência por ele e por sua antiga companheira, Ghislaine Maxwell, que a teria, ainda, a traficado para o príncipe Andrew.

Advogada da americana, Sigrid McCawley lamentou a morte de sua cliente e amiga. “Ela era uma amiga querida e uma defensora incrível de outras vítimas. Sua coragem me impulsionou a lutar com mais afinco, e sua força era inspiradora. O mundo perdeu um ser humano incrível hoje. Descanse em paz, meu doce anjo.”, disse a defensora. Já a representante de Virginia, Dini von Mueffling, declarou que ela era “extraordinária”: “Profundamente amorosa, sábia e engraçada, ela era um farol para outros sobreviventes e vítimas. Ela adorava seus filhos e muitos animais. Ela sempre se preocupou mais comigo do que consigo mesma. Sentirei muito a falta dela. Foi um privilégio de uma vida representá-la”.

A morte será investigada, mas as autoridades australianas não a consideram suspeita.

Acidente

No final de março, Virginia sofreu um acidente de carro e dizia estar com os dias contados. Em uma publicação no Instagram, ela compartilhou uma foto do hospital, onde aparecia coberta de hematomas, e informou ter sido diagnosticada com insuficiência renal. Segundo Giuffre, os médicos lhe deram apenas quatro dias de vida. “Este ano começou da pior forma possível. Não quero incomodar ninguém com detalhes, mas acho importante dizer que, quando um ônibus escolar vem na sua direção a 110 km/h enquanto você reduz a velocidade para fazer uma curva, pouco importa do que seu carro é feito”, afirmou na postagem. “Estou pronta para partir. Só espero ver meus filhos uma última vez.”

Continua após a publicidade

+ Governo dos EUA libera documentos sobre investigação contra Jeffrey Epstein

A polícia confirmou posteriormente que uma mulher de 41 anos estava em um carro que colidiu com um ônibus em 24 de março, mas não houve relatos de feridos. Giuffre foi levada ao pronto-socorro de um hospital da cidade australiana Perth em 1º de abril.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O caso Jeffrey Epstein

Continua após a publicidade

A trajetória de Giuffre ficou marcada por sua denúncia contra Epstein e sua ex-namorada, Ghislaine Maxwell, a quem acusou de tê-la forçado a manter relações com homens poderosos, incluindo o príncipe Andrew. Em 2021, ela entrou com um processo na Justiça de Nova York alegando que o filho da rainha Elizabeth II abusou dela no início dos anos 2000, quando ela tinha 17 anos e ele 41. Andrew sempre negou as acusações, mas o caso resultou em um acordo extrajudicial no ano seguinte, cujo valor nunca foi divulgado.

Como consequência, Andrew perdeu seus títulos militares por ordem da rainha Elizabeth e foi afastado de funções oficiais, ficando impedido de usar o título de Alteza Real. Maxwell, por sua vez, foi condenada em 2021 a 20 anos de prisão por tráfico sexual infantil.

ASSIM NÃO - A foto impossível com Virginia: “Em Londres, sempre uso terno”
Andrew e Virginia em 2001: ele diz que a foto é falsa – (./.)

Source link

About The Author