Com cânticos, velas, bandeiras e orações, milhares de pessoas em Buenos Aires, capital da Argentina, onde nasceu o papa Francisco, celebraram neste sábado, 26, o funeral do pontífice, enquanto a cerimônia ocorria em Roma, do outro lado do Atlântico.
Desde que o chefe da Igreja Católica faleceu na segunda-feira 21, vítima de um AVC e problemas cardiorrespiratórios, uma série de homenagens pipocaram pela terra natal de Jorge Mario Bergoglio. Nesta sexta, milhares de pessoas se reuniram na catedral de Buenos Aires para vigílias ao amanhecer e uma missa memorial.

A multidão que compareceu aos rituais foi incentivada a assumir o manto ativista do primeiro papa da América Latina e a dar continuidade ao seu legado – durante a homília no Vaticano, ele foi lembrado como “o papa no meio do povo, de coração aberto”, que transformou a Igreja Católica no “lar de todos”.
“Choramos porque o pai de todos morreu. Agora, sejamos a Igreja em saída que Francisco sempre quis que fôssemos, uma Igreja inquieta que se mobiliza”, disse o arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva, durante a missa fúnebre na capital argentina.

Enfrentando a chuva e o frio do outono, dezenas de pessoas montaram tendas na famosa Praça de Maio para uma vigília noturna até as 5h locais, quando começou o funeral em Roma (às 8h de lá). Fiéis penduraram faixas com algumas das frases mais emblemáticas do papado de Francisco, como “façam barulho” e “sonhem alto”. Uma imagem do papa com a inscrição “reze por mim” foi projetada em um obelisco próximo.
Imagens do papa e da Virgem de Luján, um dos muitos títulos da Virgem Maria no catolicismo (Francisco era seu devoto e por isso escolheu ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore), foram iluminadas com velas. No ritual litúrgico da Eucaristia, pão foi partido e bandeiras foram hasteadas.

Iara Amado, assistente social de 25 anos, disse à agência de notícias AFP que desejava que a vigília “recuperasse o legado do papa, transformasse a tristeza deixada por sua partida em um farol de esperança”.
More Stories
Zelensky aproveita funeral do papa para ver aliado…
Como outros líderes religiosos se despediram do pa…
Morre Virginia Giuffre, denunciante de Jeffrey Eps…