O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita privada à Basílica de São Pedro nesta sexta-feira, 25, para uma última homenagem ao papa Francisco antes de seu enterro. Além dele, a comitiva inclui a primeira-dama, Janja, a ex-presidente Dilma Rousseff e os presidentes da Câmara e do Senado, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, respectivamente.
O Vaticano informou que algumas delegações terão acesso ao local onde o corpo de Jorge Mario Bergoglio é velado. Até este momento, ao menos 130 comitivas internacionais estão confirmadas em Roma, e a expectativa é que o número cresça até este sábado, quando ocorrem a missa do funeral e o sepultamento. Além disso, mais de 200 mil visitantes são esperados nas ruas de Roma para a despedida.
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu Lula nas redes sociais.
A comitiva brasileira desembarcou em Roma nesta sexta para o funeral do papa Francisco, morto na última segunda-feira 21, aos 88 anos.
Ele e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, ficarão na Embaixada do Brasil, na Piazza Navona, há cerca de 1,5 km do Vaticano, durante a visita ao país. A comitiva deve permanecer na Itália até sábado (26), quando o pontífice será enterrado.
No dia em que Francisco morreu, Lula declarou luto oficial de sete dias no Brasil. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse o presidente.
More Stories
Missa memorial e multidão na Praça de Maio: o adeu…
Milei faz surpreendente revelação sobre último enc…
Explosão em um dos principais portos no Irã fere m…