Uma enorme explosão atingiu o porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, ferindo ao menos 406 pessoas, informou a mídia estatal neste sábado, 26. O episódio ocorreu enquanto iranianos iniciam uma terceira rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos em Omã. A causa não foi esclarecida imediatamente.

Um funcionário de gestão de crises afirmou à TV estatal que o incidente de enormes proporções foi provocado pela explosão de vários contêineres armazenados na área do cais do porto de Shahid Rajaee. Uma operação de busca e resgate já começou, e as autoridades estão retirando e encaminhando os feridos para centros médicos, segundo ele.
A explosão quebrou janelas num raio de vários quilômetros, segundo a mídia iraniana. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma nuvem de fumaça preta se formando após a explosão.
👀 Blast reported at Iran’s Bandar Abbas port, cause unclear.
— Iran International pic.twitter.com/OOvdldRm4N
— Israel War Room (@IsraelWarRoom) April 26, 2025
#ویژه
یک فیلم جدید از فاصله ای بسیار نزدیک از محل انفجار pic.twitter.com/S0WBFtcmpa— 👑baaarzaaakh👑 (@baaarzaaakh) April 26, 2025
The more I read about this explosion today in Bandar Abbas, the more I think about the reports about those #Iran cargo ships docking in Bandar Abbas after departing #China with missile components. pic.twitter.com/X0Rxrx51Na
— Jason Brodsky (@JasonMBrodsky) April 26, 2025
Testemunhas afirmaram que a explosão ocorreu após um pequeno incêndio no cais se espalhar para contêineres abertos que armazenavam “materiais inflamáveis” e, provavelmente, produtos químicos.
“O fogo se espalhou rapidamente e causou uma explosão”, disse uma testemunha à mídia iraniana.

Shahid Rajaee, a mais de 1.000 quilômetros da capital, Teerã, é o porto de contêineres mais avançado do país, de acordo com a agência de notícias oficial IRNA. A Tasnim, uma agência de notícias semi-oficial, informou, por sua vez, que as atividades do porto foram suspensas para facilitar o combate ao incêndio.
Devido ao grande número de funcionários no local, há a possibilidade do número de feridos no episódio aumentar, e de haver mortos, relatou a Tasnim. Também há relatos de pessoas presas sob escombros e muros desabados.


Em 2020, o mesmo porto foi atingido por um ataque cibernético, que causou enormes congestionamentos nas vias navegáveis e estradas que levam à instalação. Na época, o jornal americano The Washington Post informou que o arqui-inimigo do Irã, Israel, parecia estar por trás desse incidente como retaliação por um ataque cibernético iraniano prévio.
More Stories
Trump se contradiz e mostra dúvida sobre interesse…
Missa memorial e multidão na Praça de Maio: o adeu…
Milei faz surpreendente revelação sobre último enc…