26 de abril de 2025

Prazo para solicitar isenção da taxa é prorrogado até 2 de maio

Educação e Tecnologia

Inicialmente, os pedidos poderiam ser feitos até esta sexta-feira (25)

Por Geniffer Valeriano | 25/04/2025 17:49

Candidatos do Enem ganham mais dias para pedir isenção da taxa de inscrição
Estudante realizando solicitação de isenção de taxa do Enem (Foto: Geniffer Valeriano)

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi prorrogado. Inicialmente, os pedidos poderiam ser feitos até esta sexta-feira (25), mas agora os candidatos terão até o dia 2 de maio para realizar a solicitação.

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem foi prorrogado até 2 de maio. O MEC informa que a nova data também vale para justificativas de ausência no Enem 2024. Mesmo com isenção, é necessário realizar a inscrição no exame. A isenção é para alunos do 3º ano do ensino médio em escola pública, participantes do programa Pé-de-Meia, ou que tenham feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, e inscritos no Cadastro Único com renda de até 3 salários mínimos.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a nova data também vale para a apresentação de justificativas de ausência no Enem 2024. Apesar da mudança no prazo, os calendários de recursos e divulgação dos resultados seguem inalterados.

O ministério reforça que, mesmo com a isenção concedida, os estudantes precisarão realizar a inscrição no exame, dentro do prazo que ainda será divulgado.

Cronograma atualizado

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 14 de abril a 2 de maio

  • Resultado das solicitações: 12 de maio

  • Período de recursos: de 12 a 16 de maio

  • Resultado dos recursos: 22 de maio

Serviço – A isenção deve ser solicitada por meio da Página do Participante, com o login único do Gov.br. A gratuidade é prevista para pessoas que estão matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025 e participantes do programa Pé-de-Meia.

Também tem direito à gratuidade da prova aqueles que  fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e  inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que tenham renda de até 3 salários mínimos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no

Google Notícias

Source link

About The Author