
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 24, uma foto de como será o túmulo do papa Francisco na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma.
“A tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição ‘FRANCISCUS’ e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco”, detalhou a Santa Sé em comunicado à imprensa.

Mais cedo, o Vaticano havia sido anunciado que o túmulo de Francisco ficará aberto para visitação dos fiéis, de forma permanente, a partir deste domingo, 27, um dia após o enterro.
O principal destaque do testamento do papa, divulgado na segunda-feira 21, dia de sua morte, é a exigência de que seja sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore e que o túmulo deve estar na terra; “simples, sem decoração especial, e com a única inscrição: Francisco”.
Não existe um local específico para o enterramento de um papa, mas a tradição é que essa escolha seja por algum lugar perto do Vaticano. A Basílica de São Pedro é o local mais tradicional — as fontes variam, mas estima-se que mais de 140 papas falecidos (de um total de 265) estejam enterrados ali.
Assim, ele deixa este plano da mesma forma que praticou seu papado: um líder da Igreja Católica pé no chão, coerente com a sua condição de jesuíta com votos de pobreza. Francisco dispensou a limusine blindada, preferindo veículos comuns, e passou o pontificado na residência de Santa Marta, um edifício mais simples do Vaticano. Durante o conclave que o elegeu, espantou a todos ao pagar pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou (que pertencia à própria Igreja).
More Stories
‘Barrada’ pela polícia, Lorde estreia nova música…
Carta ao Leitor: Jornalismo 2.0
Ex-ministro da Colômbia acusa o presidente Gustavo…