24 de abril de 2025

EUA se retiram e negociações de paz sobre a Ucrâni…

Diplomatas europeus cancelaram as negociações de alto nível previstas para esta quarta-feira sobre o fim da guerra na Ucrânia, após a retirada repentina de representantes americanos do encontro.

A decisão reflete o crescente mal-estar em Washington diante da resistência da Ucrânia em aceitar propostas polêmicas que envolvem a cessão de territórios à Rússia. Segundo uma fonte com conhecimento direto das conversas, Kiev insiste em discutir antes um cessar-fogo total, deixando outros temas para um segundo momento. A fonte pediu anonimato por se tratar de um momento político sensível.

Embora encontros de menor escala tenham ocorrido nesta quarta-feira em Londres, a reunião ministerial com chanceleres foi suspensa. O secretário britânico de Relações Exteriores, David Lammy, que receberia seus pares, limitou-se a uma breve participação nos debates de nível técnico.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tinha programado voar para Londres na noite de terça-feira, mas cancelou os planos ao meio-dia. Steve Witkoff, enviado especial e aliado próximo do presidente Donald Trump, fundamental nos esforços da Casa Branca para intermediar o fim da guerra, também desistiu. Ele seguirá para Moscou esta semana, de acordo com os russos.

O vice-presidente J.D. Vance, em viagem à Índia na quarta-feira, repetiu os alertas de que os Estados Unidos abandonariam seus esforços para intermediar um acordo de paz se Moscou e Kiev não chegassem a um acordo em breve.

“Fizemos uma proposta muito explícita tanto para os russos quanto para os ucranianos, e é hora de eles dizerem sim ou os Estados Unidos abandonarem esse processo”, disse ele a repórteres em Agra, durante visita ao Taj Mahal. “Vamos ver se os europeus, os russos e os ucranianos conseguirão, finalmente, levar isso até o fim.”

Ele disse que a proposta congelaria as atuais linhas de batalha até onde estão hoje, enquanto um acordo diplomático de longo prazo seria alcançado. Ambos os lados teriam que abrir mão de alguns territórios que controlam atualmente, afirmou Vance.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Apesar do cancelamento de última hora da viagem do Secretário de Estado Marco Rubio, a delegação ucraniana seguiu para Londres determinada a manter vivas as discussões de paz.

Continua após a publicidade

Liderada pelo chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, e composta pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, e pelo chanceler interino, Andriy Sybiha, a comitiva se disse pronta para seguir negociando.

“Vamos discutir formas de alcançar um cessar-fogo total e incondicional como primeiro passo em direção a um acordo abrangente e a uma paz justa e duradoura”, afirmou Yermak ao desembarcar.

A decisão de Rubio de não comparecer à reunião, tomada poucas horas antes de sua partida, foi minimizada pelo Departamento de Estado. “O secretário Rubio é um homem ocupado”, declarou a porta-voz Tammy Bruce. “Embora os encontros em Londres estejam ocorrendo, sua ausência se deve a questões logísticas, e não a uma avaliação negativa das negociações.”

Nos bastidores, porém, a tensão cresceu após o presidente ucraniano rejeitar uma proposta dos Estados Unidos considerada altamente sensível: o reconhecimento formal da Crimeia como território russo em troca do fim das hostilidades por Moscou. A ideia, apresentada pelo enviado de Trump, Steve Witkoff, também prevê o eventual levantamento das sanções contra a Rússia como parte de um futuro acordo de paz.

“A Ucrânia não reconhecerá a Crimeia como russa”, afirmou Zelensky. “Isso viola nossa constituição. Não há nada a discutir. Este é o nosso território, do povo ucraniano.” Segundo fontes próximas às negociações, a proposta se restringiria ao reconhecimento americano e não exigiria que Kiev aceitasse oficialmente a anexação de 2014.

Continua após a publicidade

Atualmente, as forças russas controlam cerca de 20% da Ucrânia. Ainda não houve declarações públicas sobre quais áreas a Rússia estaria disposta a devolver em um eventual acordo.

De fora das negociações, autoridades russas observaram com ceticismo o fracasso do encontro em Londres. Para o Kremlin, o impasse revela o quão distantes ainda estão os Estados Unidos e a Ucrânia em relação aos contornos de um possível pacto de paz.

Source link

About The Author