23 de abril de 2025

Putin diz estar pronto para negociar ‘bilateralmen…

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira, 22, que a Rússia está aberta a discutir a proposta do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de interromper ataques a infraestruturas civis.

Na véspera, o líder ucraniano afirmou que esperava “uma resposta clara de Moscou” sobre a sugestão de “não atingir, no mínimo, alvos civis” e que estava pronto “para qualquer conversa sobre como alcançar isso”. 

No entanto, Peskov destacou que é preciso “diferenciar claramente em quais situações essas instalações podem ser um alvo militar e em quais situações elas não podem”, já que uma infraestrutura civil pode ser transformada em militar caso soldados ucranianos estejam no local. Ele disse que, então, “há nuances aqui que faz sentido discutir”.

Os comentários se seguiram à declaração do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que estava disposto a participar de negociações bilaterais com Kiev. Em declaração à televisão estatal nesta segunda-feira, 21, o líder russo disse que tem uma “atitude positiva em relação a quaisquer iniciativas de paz” e que espera que as autoridades ucranianas “sintam o mesmo”. Trata-se da primeira abertura em anos para discussões de paz na Ucrânia, em guerra desde fevereiro de 2022.

+ Putin não vai comparecer ao funeral do papa Francisco, diz Kremlin

Trégua de Páscoa

O conflito, contudo, parece estar longe de chegar ao fim. O ministério da Defesa russo anunciou nesta terça-feira que tomou o controle da vila de Sukha Balka, na região de Donetsk, na Ucrânia. Além disso, a Rússia lançou bombas aéreas guiadas contra a cidade ucraniana de Zaporizhzhia nesta terça-feira. Uma mulher e outras 22 pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas.

Continua após a publicidade

Kiev e Moscou também se acusaram mutuamente de violar a “trégua de Páscoa” de 30 horas, com ataques de drones e bombardeios no final de semana. Os ataques russos ficaram mais intensos a partir das 4h deste domingo, no horário de Brasília, de acordo com Zelensky.

“Na prática, ou Putin não tem controle total sobre seu exército, ou a situação comprova que, na Rússia, não há qualquer intenção real de encerrar a guerra — apenas de obter uma cobertura de imprensa favorável. Pelo menos, é um alívio que não tenham soado alarmes de ataque aéreo”, afirmou o ucraniano.

Após as acusações, a Rússia afirmou que cumpria “estritamente” o cessar-fogo de Páscoa, alegou que Ucrânia violou a trégua ao disparar 444 tiros e 48 drones contra tropas e bases russas. A troca de farpas parou por aí. Em seguida, o presidente ucraniano afirmou que a Rússia realizou 26 ataques entre a meia-noite e o meio-dia deste domingo no horário local (entre 18h de sábado e 6h de domingo, em Brasília).

Source link

About The Author