23 de abril de 2025

Aprovação de Trump cai para menor índice desde sua…

A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para 42%, o menor índice desde seu retorno à Casa Branca, segundo uma nova pesquisa divulgada pela Reuters/Ipsos nesta segunda-feira 21. O levantamento, realizado com mais de 4 mil americanos ao longo de seis dias, mostra uma queda em relação aos 47% de aprovação registrados logo após a posse do republicano.

A pesquisa aponta que 83% dos entrevistados — incluindo 73% dos republicanos — acreditam que o presidente deve obedecer às decisões da Justiça federal, mesmo que discorde delas. Já 57% desaprovam a ideia de que o presidente possa cortar verbas de universidades com as quais não concorda. 

Também há forte resistência à tentativa de Trump de controlar instituições culturais: 66% dos entrevistados se dizem contrários, número que sobe para 86% entre os democratas e fica em 49% entre os republicanos.

Entre as medidas de Trump mais criticadas entre os americanos estão a nomeação de si mesmo como presidente do conselho do Kennedy Center, uma das principais instituições culturais dos EUA, e a suspensão de bilhões de dólares em recursos federais para universidades, incluindo mais de US$ 2 bilhões destinados à Universidade de Harvard, sob o argumento de que as instituições falham no combate ao antissemitismo.

Em relação à imigração, tradicionalmente um dos pilares do apoio a Trump, a rejeição agora supera a aprovação: 46% desaprovam suas políticas, contra 45% que aprovam.

Continua após a publicidade

O levantamento também mostra que 59% dos entrevistados acreditam que os EUA estão perdendo credibilidade no cenário internacional — percepção compartilhada até mesmo por 30% dos republicanos. E, apesar das declarações de Trump sobre a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato mesmo que a Constituição dos EUA o proíba, 75% dos americanos se opõem à ideia, incluindo 53% dos eleitores republicanos.

A pesquisa tem uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Source link

About The Author