
Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado, 19, em frente ao Parlamento britânico, em Londres, em apoio aos direitos da população trans. O protesto ocorre dias após a Suprema Corte do Reino Unido restringir a definição legal de ‘mulher’ a indivíduos nascidos com o sexo biológico feminino.
A decisão, tomada na quarta-feira, levanta preocupações sobre o acesso de pessoas trans a espaços de uso exclusivo por sexo, como banheiros, enfermarias hospitalares e unidades prisionais. Manifestantes carregavam bandeiras do movimento LGBTQ+ e cartazes com frases como “direitos trans são direitos humanos” e “mulheres trans são mulheres”.
Organizações de defesa dos direitos LGBTQ+ reagiram com preocupação à decisão da Suprema Corte. A ONG Stonewall afirmou que o veredito é “incrivelmente preocupante” para a comunidade trans e pode incentivar a exclusão em serviços e espaços de uso exclusivo por sexo.
A Anistia Internacional também expressou apreensão, classificando a sentença como “decepcionante” e destacando que ela pode gerar consequências negativas para a segurança e dignidade de pessoas trans. Ainda assim, a organização frisou que a decisão não anula as proteções legais previstas no Equality Act, que garante direitos a pessoas trans sob a característica protegida de “mudança de gênero”.
More Stories
Trump usa tatuagens para justificar deportação ile…
Trump é alvo de protestos em várias cidades dos EUA
Rússia e Ucrânia realizam grande troca de prisione…