Metade dos brasileiros considera que as políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicam a economia do Brasil, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira, 18.
Os índices daqueles que acreditam que as decisões do republicano não estão afetando negativamente o Brasil e dos que não sabem, ou não responderam, estão empatados – 25% cada.
O levantamento também questionou os brasileiros sobre a percepção do governo Trump em geral, não apenas na questão econômica. A avaliação para 49% é de que a entrada do governo Trump é negativa para o Brasil, enquanto 29% veem como positiva e para 2%, é indiferente.
O governo de Donald Trump é positivo ou negativo para o Brasil?
- Negativo: 49%
- Positivo: 29%
- Indiferente: 2%
- Não sabe/não respondeu: 20%
Donald Trump está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo para os americanos?
- Ótimo: 8%
- Bom: 19%
- Regular: 19%
- Ruim: 9%
- Péssimo: 21%
- Não sabe/não respondeu: 24%
Em 2 de abril, no que chamou de “Dia da Libertação”, Trump anunciou um tarifaço para 185 países, entre eles o Brasil. O patamar base é de 10%, inicialmente aplicado a 126 parceiros comerciais, inclusive nosso país, e taxas maiores para nações específicas. No entanto, pouco depois – com a reação negativa do mercado e a queda do dólar –, o presidente americano suspendeu a cobrança das alíquotas extras por 90 dias, exceto para a China (produtos chineses sofrem com impostos de 145%).
São 50% os brasileiros que acham que as políticas comerciais de Trump estão prejudicando a economia do Brasil. A percepção é ainda maior entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 (58%). Mas mesmo entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a percepção atinge 43%.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas com 16 anos ou mais em 131 municípios brasileiros entre os dias 3 e 7 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.
O Brasil tem tentado apostar no diálogo e na diplomacia para lidar com o tarifaço. No entanto, Lula sancionou a Lei da Reciprocidade, texto aprovado no Congresso como resposta às ações de Trump ou de outros países, e estuda acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC). Por enquanto, o Brasil não anunciou medidas concretas e direcionadas para taxar de volta os produtos americanos.
More Stories
Mauro Vieira diz que asilo a peruana leva em conta…
Vídeo: ucranianos na linha de frente recebem colom…
Governo dos EUA lança site que defende teoria da c…