19 de abril de 2025

Golpes na Páscoa usam Cacau Show e sites falsos para roubar dados; saiba se proteger

Faltando poucos dias para a Páscoa, nem mesmo o pobre coelhinho e seus ovos estão a salvo de golpes na internet. Um levantamento do Reclame Aqui aponta que novos golpes estão a todo vapor, inclusive utilizando marcas famosas para enganar os consumidores, como a Cacau Show.

Uma das empresas mais cobiçadas na época de Páscoa, a Cacau Show é frequentemente usada por criminosos. Na mais nova oportunidade de golpe, os golpistas divulgam uma suposta ação promocional chamada de “Desafio da Memória Cacau Show”, que convida os consumidores a jogarem um jogo da memória.

Ao terminar a ativação, os clientes são levados para um site falso, onde devem inserir seus dados, como email, número de telefone e nome completo. Depois disso, são enviados para outro site para completarem o cadastro e fatalmente serem vítimas de um golpe que rouba dados sigilosos das pessoas.

Site falso da Cacau Show
Site falso da Cacau Show promete descontos de 85% nos produtos (Captura de Tela: Felipe Vidal)

Em outra abordagem, criminosos criaram o site Casa dos Chocolates. Por meio de um perfil no Instagram com mais de 400 mil seguidores, que utiliza imagens e informações reais de um estabelecimento legítimo, e em uma publicação fixada ainda utilizam um selo do próprio Reclame Aqui para ter visibilidade e enganar mais pessoas.

Quando os clientes entram no website, não há informações sobre a empresa e sequer um domínio oficial. No site do Reclame Aqui, a Casa dos Chocolates tem 135 reclamações de clientes nos últimos seis meses e nenhuma resposta da suposta empresa, sendo avaliada como “Não Recomendada”.

Março é recheado de golpes

Os golpes na época de Páscoa não são uma surpresa, afinal de contas, com o aumento no preço do chocolate e outros insumos para a confecção dos doces, os clientes buscam por preços cada vez mais acessíveis. Promoções inacreditáveis, que oferecem opções altíssimas de desconto, sempre devem ser analisadas com muita cautela.

Dados do Reclame Aqui indicam que entre março e junho de 2024, das 9.500 reclamações referentes à data, mais de 1.500 eram relacionadas com golpes. O ápice dessas reclamações geralmente ocorre no período pré-Páscoa, em março, que sozinho registrou 1.300 incidentes na plataforma.

A Cacau Show, uma das lojas mais afetadas na época, ficou na terceira posição no ranking de reclamações. Contudo, a liderança ficou com as empresas de pagamentos, responsáveis por registrar os pagamentos. Dentre as principais reclamações estão: propaganda enganosa, estorno do valor pago e produto não recebido.

Empresas com baixa confiança no Reclame Aqui
Cleintes devem passar longe de empresas que sequer respondem solicitações em plataformas como o Reclame Aqui (Captura de tela: Felipe Vidal/TecMundo)

Como se proteger dos golpes na Páscoa?

Com a ânsia de botar as mãos nos ovos e nas deliciosas barras de chocolate, é sempre importante desconfiar do que você vê na internet. Confira algumas dicas para se proteger nessa Páscoa e em outras ocasiões especiais:

  • Desconfie de promoções imperdíveis: se você está navegando pela internet e encontra perfis ou lojas menos conhecidas anunciando ofertas de 70,80, ou 90%, sempre fique em alerta. Ovos de páscoa por valores baixos, como R$ 50, são praticamente impossíveis e deve se tratar de um golpe ou uma propaganda enganosa, no mínimo;
  • Verifique a URL dos sites: se você está em dúvida sobre a autenticidade de um site, verifique a URL. Sites falsos possuem links longos demais e desconexos, enquanto lojas reais têm domínios que fazem sentido e quase sempre terminam com “.com.br”;
  • Cuidado nas redes sociais: viu uma loja com inúmeros seguidores no Instagram? Confira os comentários, veja se o número de curtidas bate com o número de seguidores. Aliás, é bom até mesmo procurar se esses seguidores são reais, ou geradores aleatoriamente por inteligência artificial;
  • Nunca informe seus dados: tenha cautela ao informar dados sensíveis para qualquer pessoa, ou qualquer site. Pesquisa na internet antes para saber se aquele site é confiável ou tem uma reputação suspeita, e sempre avalie as promoções com ceticismo.

Para mais informações sobre golpes e como se proteger na internet, basta ficar conectado no site do TecMundo. Recentemente, o Google Maps derrubou mais de 10 mil perfis falsos. 

Source link

About The Author