O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez suas primeiras críticas contra a administração de Donald Trump desde que deixou o cargo, durante discurso em Chicago na terça-feira 15. Na Conferência Nacional de Defensores, Conselheiros e Representantes de Pessoas com Deficiência, o democrata afirmou que a Casa Branca tem adotado o conceito do Vale do Silício de “agir rápido e quebrar coisas”, acrescentando: “Eles certamente estão quebrando coisas. Estão atirando primeiro e mirando depois”.
“Em menos de 100 dias, este novo governo causou tanto dano e tanta destruição”, disse ele, sobre as mudanças feitas pelo governo Trump. “É de tirar o fôlego que isso possa acontecer tão cedo.”
Além disso, o ex-presidente acusou Trump e o magnata Elon Musk, à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), de “atacarem a administração da previdência social”, definida por ele como uma “promessa sagrada” da qual mais de 70 milhões de americanos dependem mensalmente.
“Nos 90 anos desde que Franklin Roosevelt criou o sistema de previdência social, as pessoas sempre receberam seus cheques de previdência social”, continuou Biden. “Elas os receberam durante tempos de guerra, durante recessões, durante uma pandemia. Não importa o que acontecesse, elas os recebiam. Mas agora, pela primeira vez, isso pode mudar. Seria uma calamidade para milhões de famílias.”
+ Nas redes sociais, Casa Branca remove foto de Biden em galeria de presidentes
Idade de Biden
No evento, o político americano de 82 anos brincou com sua idade — um dos pontos-chave das eleições do ano passado, responsável pelo fim da sua candidatura e pela entrada de Kamala Harris no páreo — e ironizou sobre um comentário recente de Trump, que alegou, sem provas, que milhões de pessoas nascidas há mais de um século ainda recebem a previdência social. Sob risos da plateia, Biden disse que deseja “conhecê-las porque gostaria de descobrir como vivem tanto” e que estava “em busca de longevidade”.
No X, antigo Twitter, a Administração do Seguro Social dos Estados Unidos (SAA, na sigla em inglês) contestou os comentários de Biden e escreveu que Trump “repetidamente prometido proteger a previdência social e garantir salários maiores para os idosos, acabando com a tributação sobre os benefícios da previdência social”. A agência foi alvo de cortes da força-tarefa de Musk, incluindo demissões em massa e fechamento de escritório, o que trouxe insegurança aos beneficiários.
Um dia após o discurso, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, zombou de Biden e disse estar “chocada que ele esteja falando à noite” porque achava “que sua hora de dormir fosse muito mais cedo do que seu discurso esta noite”. A diferença de idade entre Trump e Biden é de apenas quatro anos.
More Stories
Trump diz que deixará de lado acordo de paz se Ucr…
Irã diz que só aceitará acordo sobre programa nucl…
Enviado de Trump compara Palácio do Eliseu com Mar…