Pode não parecer, mas mais de dois anos separam a primeira temporada de The Last of Us dos episódios que chegam à HBO e a Max neste domingo (13). Durante esse tempo, a franquia continuou viva na forma de relançamentos para PlayStation 5 e PC, que atualizaram suas duas partes disponíveis.
No entanto, é compreensível que aqueles que acompanham somente a adaptação live-action possam ter se esquecido um pouco do que aconteceu na história até agora. Mas não se preocupe: o Minha Série criou um resumo de tudo o que você precisa saber sobre a série para acompanhar a Temporada 2 — o que, naturalmente, vai conter alguns spoilers do passado.
The Last of Us mostra mundo destruído por um fungo
A primeira temporada de The Last of Us estabeleceu as bases de seu mundo, que foi destruído há poucos anos por uma mutação do fungo cordyceps. Se espalhando através da farinha e outros alimentos, ele passou a controlar o sistema motor de humanos, fazendo com que os infectados passem a se comportar de forma semelhante a zumbis extremamente agressivos.
Embora não tenha sido afetado diretamente pela ameaça, o protagonista Joel (Pedro Pascal) acabou sofrendo uma dura perda pessoal. Durante sua tentativa de buscar um lugar seguro, ele teve sua filha Sarah (Nico Parker) assassinada por forças militares. Com ajuda de seu irmão Tommy (Gabriel Luna), ele conseguiu sobreviver e encontrar refúgio em uma das poucas cidades que permaneceram de pé nos Estados Unidos.
A história da primeira temporada começa 20 anos depois disso, mostrando Joel como um contrabandista que foi endurecido pelo tempo. Afastado de Tommy, ele é contratado por um grupo conhecido como os Vagalumes para transportar para fora da zona de segurança de Boston um item importante — que se revela ser uma garota Ellie.
Ellie traz uma possível cura para a infecção
A “carga” que Joel concorda em transportar junto de sua companheira Tess (Anna Torv) é a garota conhecida como Ellie (Bella Ramsey). Não demora muito tempo, eles descobrem que a jovem é especial porque, apesar de ter sido atacada por um infectado, seu organismo não desenvolveu a infecção que destruiu boa parte da humanidade.
Assim, os Vagalumes acreditam que ela tem dentro de si o que é necessário para encontrar uma cura e garantir a volta da “normalidade”. Durante a jornada do trio rumo à base do grupo que resiste ao que sobrou do governo dos Estados Unidos, Tess acaba sendo infectada e se sacrifica para proteger seus companheiros.
A primeira temporada acompanha Joel e Ellie passando por diversos locais diferentes, sobrevivendo a perigos e tendo que fazer novos sacrifícios. A série mostra a história trágica dos irmãos Henry e Sam, que acabam mortos, bem como o conto do casal Bill e Frank, que desenvolve um romance em maio ao apocalipse e decide escapar juntos de uma existência solitária.
Em certo momento de The Last of Us, Joel considera deixar Ellie nas mãos de Tommy, com quem ele se reencontra e reconcilia. No entanto, os laços que formou com a garota fazem com que ele decida que precisa terminar a missão. A série também revela, na forma de flashbacks, como a jovem foi mordida por um infectado — experiência relacionada de forma traumática à sua primeira relação amorosa.
The Last of Us termina com escolha difícil
A primeira temporada da série também acompanha Ellie tendo que lidar com um culto de canibais em um momento no qual Joel quase morre, bem como revela as origens da mãe da personagem. O mais importante desses episódios é que eles estabelecem que, assim como seu protetor, a garota também é obrigada a tomar decisões difíceis — e tirar a vida de outros — para conseguir sobreviver.
No final da trama, testemunhamos uma decisão que vai ter grandes repercussões na segunda temporada. Cumprindo sua missão de entregar a jovem aos Vagalumes, Joel descobre que a intenção do grupo é provocar a morte da garota e dissecar seu cérebro na esperança de encontrar uma cura para o cordyceps.
Nesse momento, o lado mais sentimental do protagonista fala mais alto e, se lembrando do que aconteceu com Sarah, ele decide que não vai deixar que a garota morra. Isso faz com que o personagem inicie um verdadeiro massacre dos Vagalumes, garantindo que nenhum deles estará vivo para tentar repetir o experimento.
Desacordada durante esses eventos, Ellie é convencida por Joel de que seu corpo não tem a cura e que o grupo de rebeldes não tem mais interesse nela. A mentira contada por ele, bem como as ações radicais que tomou, vão ser muito importantes na segunda temporada.
Caso a adaptação continue fiel aos games, ela vai mostrar os dois personagens vivendo na mesma comunidade que Tommy, mas afastados por conta da ocultação da verdade. Além disso, a adaptação vai apresentar figuras que tiveram suas vidas impactadas diretamente pelo massacre dos Vagalumes e que não vão pensar duas vezes antes de executar suas próprias vinganças.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
More Stories
Os 5 melhores jogos gratuitos da Play Store para jogar no Android nesta semana
Quem é Eugene na série de The Last of Us? Saiba detalhes do misterioso personagem
Superapps: o que são e como podem mudar a forma como usamos a internet?