A autenticação biométrica por meio das veias da palma da mão pode se tornar uma alternativa aos cartões físicos e dispositivos móveis como solução de pagamento em um futuro próximo. A tecnologia foi apresentada pela empresa francesa Ingenico durante a Autocom 2025, realizada entre os dias 1º e 3 de abril em São Paulo (SP).
Utilizando sensores PalMSecure e luz infravermelha próxima (NIR), a ferramenta faz o mapeamento dos padrões das veias internas da palma, oferecendo um “nível excepcional de segurança e precisão”, de acordo com a multinacional. Esse tipo de biometria traz vantagens consideráveis na comparação com outras modalidades.

Como explica a companhia, a biometria da palma da mão se baseia em padrões internos do corpo humano, sendo praticamente impossível replicá-los ou acessá-los externamente. Dessa forma, ela se apresenta mais segura do que a impressão digital e o reconhecimento facial.
Além disso, o pagamento por veia da palma da mão é altamente confiável ao longo da vida do usuário para verificar a sua identidade utilizando padrões vasculares únicos. Ele também se destaca por ser uma tecnologia não invasiva, possibilitando autenticações rápidas e sem contato.
Testes demonstram a eficácia da tecnologia
Denominada Palm Vein, a tecnologia desenvolvida pela Ingenico envolve o uso de um equipamento que realiza o cadastro da palma da mão, registrando os padrões de veias e associando-os à identidade da pessoa. Na hora do pagamento, basta aproximar a palma de um sensor com luz infravermelha.
Em seguida, acontece a comparação com os dados biométricos armazenados com criptografia e o pagamento é processado se a correspondência for bem sucedida, utilizando os dados do cartão associado ao cliente. Segundo a empresa francesa, a solução vai além dos pagamentos biométricos.
A autenticação por meio das veias da mão também pode ser usada para controlar acessos a ambientes sensíveis e a autenticação de usuários em diferentes tipos de estabelecimentos, atendendo aos setores hospitalar e financeiro, entre outros. Agilidade no atendimento, redução de filas e maior proteção contra fraudes são algumas das vantagens.
No momento, a tecnologia Palm Vein passa por testes piloto em campo em países como Uruguai, Canadá, Estados Unidos e França, além do Brasil. A multinacional destaca que a eficácia do método vem sendo comprovada nos experimentos.
Trocaria o seu cartão ou deixaria de fazer pagamentos aproximando o celular ou o smartwatch para usar a palma da mão como forma de autenticação? Comente nas redes sociais do TecMundo.
More Stories
Que horas estreia a segunda temporada de The Last of Us? Saiba o que esperar
Dress To Impress 2025: Veja códigos para resgatar em abril no servidor de moda do Roblox
Lazarus tem quantos episódios? Confira calendário de lançamento do anime na Max