
O governo da China emitiu nesta sexta-feira, 11, um alerta laranja, o segundo mais alto em uma escala meteorológica de quatro níveis, pela primeira vez em uma década, devido à previsão de ventos extremos que devem atingir o norte do país neste fim de semana.
Pequim, Tianjin e outras cidades da região de Hebei, no norte do país, estão se preparando para enfrentar rajadas de vento que podem chegar a 150 km/h entre sexta e domingo, à medida que um vórtice frio vindo do sudeste da Mongólia se aproxima. Os ventos devem alcançar níveis entre 11 e 13 na escala da Administração Meteorológica da China, que vai até 17.
Milhões de pessoas foram instadas a permanecerem dentro de suas casas durante os dois próximos dias, com alguns meios de comunicação estaduais alertando que pessoas que pesam menos de 50 kg podem ser “facilmente levadas pelo vento”.
“Esse vento forte é extremo, dura muito tempo, afeta uma área ampla e é altamente desastroso”, alertou o Serviço Meteorológico de Pequim.
Como medida preventiva, aulas foram suspensas e eventos ao ar livre foram cancelados. Na capital, parques e pontos turísticos foram fechados, obras e serviços ferroviários temporariamente suspensos, e árvores foram podadas para evitar acidentes.
Além dos fortes ventos, as autoridades alertam para uma queda brusca de temperatura. Em Pequim, os termômetros devem registrar uma queda de até 13 °C em apenas 24 horas a partir de sábado.
More Stories
O tombo de Jeff Bezos ao receber a mulher de viage…
A tentativa fracassada do príncipe Harry de fazer…
Governo Trump congela repasse de US$ 2,2 bilhões p…