
Uma sequência de terremotos de intensidade variada foi registrada em diferentes regiões do Chile nesta quinta-feira, 10. Foram contabilizados 160 terremotos em apenas duas horas no campo vulcânico de Laguna del Maule, localizado na cordilheira dos Andes, próximo à fronteira com a Argentina.
A Agência Nacional de Emergência do Chile (Senapred) informou que segue monitorando a situação em conjunto com autoridades regionais.
Apesar da grande quantidade de abalos sísmicos, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile, Sernageomin, informou que os terremotos foram de baixa magnitude e manteve o nível de alerta verde, indicando que não há risco imediato de erupção no local.
Segundo o geólogo e professor da Universidade de Santiago, Ayaz Alam, os tremores são indicativos de movimentação interna de magma. “Estes são sinais de que o vulcão está ativo, tem magma, o que está dentro está se movendo e isso pode levar a um evento de tamanho moderado no futuro. Mas quando?”, disse ele.
Já na cidade de Ollagüe, foi registrado um tremor de magnitude 4.0 na quinta-feira, segundo o Centro Sismológico Nacional (CSN). De acordo com relatórios oficiais preliminares, o movimento originou-se a 42 quilômetros a leste da cidade e teve uma profundidade de 215 quilômetros.
More Stories
O boicote mundo afora a produtos dos EUA em respos…
O novo capítulo na onda de fracassos dos empreendimentos do príncipe Harry
Como foi a 1ª rodada de negociações entre EUA e Ir…