Pela 13ª vez, o Aeroporto Changi, em Singapura, foi eleito o melhor do mundo no ranking do World Airport Awards. O pódio de 2025, apresentado nesta semana, também inclui o Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, com a prata, e o Aeroporto Haneda, em Tóquio, com o bronze. Mas afinal, o que transforma um terminal em um verdadeiro ponto turístico?
Para a Skytrax — organização responsável pela avaliação —, a resposta está na combinação de inovação, conforto, entretenimento, gastronomia e eficiência. E o Changi é um exemplo de tudo isso. Passageiros podem fazer o check-in com até 48 horas de antecedência e aproveitar o tempo livre para explorar um complexo de 10 andares que abriga shopping, museu, cinema, jardim de borboletas e até um parque temático de dinossauros. No centro do edifício, a Rain Vortex, a maior cachoeira interna do mundo, com 40 metros de altura, também atrai quem passeia por ali.
Com forte investimento em tecnologia, o aeroporto já opera com assistentes de inteligência artificial e manuseio autônomo de bagagens. Segundo a emissora americana CNN, mais de US$ 2 bilhões serão aplicados nos próximos seis anos para modernizar e expandir um dos terminais — incluindo a construção de uma quinta ala, prevista para ser inaugurada na década de 2030.
“É gratificante receber este reconhecimento e nos incentiva a continuar nos esforçando para oferecer a melhor experiência de viagem. À medida que o transporte aéreo continua crescendo, estamos ansiosos para receber os passageiros e vivenciar a magia do Aeroporto de Changi”, disse o CEO do Changi Airport Group, Yam Kum Weng, durante o evento realizado nesta quarta-feira, 9, no Terminal de Passageiros EXPO em Madri.
Além do título principal, Changi também venceu nas categorias de Melhor Restaurante de Aeroporto do Mundo, Melhores Banheiros e Melhor Aeroporto da Ásia. A Ásia, aliás, domina o ranking: seus aeroportos ocupam do terceiro ao sexto lugar, com destaque para Seul, Hong Kong e Tóquio. A lista ainda é marcada por presenças europeias — como Paris, Roma, Zurique, Munique e Helsinque.
O único representante das Américas é o Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, na 13ª posição. Nenhum aeroporto brasileiro entrou na lista dos 100 melhores.
More Stories
SpaceX desponta como favorita para projeto bilioná…
Família real antecipa preparação de príncipe Willi…
Em julgamento da Meta, Zuckerberg dispara contra T…