17 de abril de 2025

Adolescentes não poderão fazer lives no Instagram; confira novas regras

A Meta anunciou, nesta terça-feira (08), a chegada de restrições adicionais às Contas de Adolescentes no Instagram, reforçando a proteção dos menores de idade na rede social. As atualizações também serão estendidas ao Facebook e Messenger, que passam a receber a modalidade lançada em setembro do ano passado.

Uma das mudanças é a proibição de menores de 16 anos realizarem lives na plataforma de fotos e vídeos, recurso que virá ativado por padrão nesse tipo de conta. Caso queiram iniciar uma transmissão ao vivo no app, esses usuários precisarão da autorização dos pais para desbloquearem a funcionalidade.

contas-de-adolescentes-instagram-facebook.webp
As novas restrições às contas de menores já estão disponíveis. (Imagem: Meta/Divulgação)

Outra alteração informada pela empresa é a impossibilidade de desativar o filtro que desfoca as imagens contendo suspeita de nudez enviadas por meio das mensagens diretas (DMs). Também neste caso, será necessária a autorização do responsável para desligar o recurso.

Essas atualizações nas contas de adolescentes do Instagram serão adicionadas para todos nos próximos meses. Elas chegam em meio a uma investigação aberta pela União Europeia contra a Meta, questionando as proteções oferecidas aos menores — em outro processo, nos EUA, ela é acusada de criar um mercado para “predadores de crianças”.

Contas de Adolescentes no Facebook e no Messenger

contas-de-adolescentes-instagram-facebook-1.webp
A ferramenta está chegando a outras plataformas da Meta. (Imagem: Meta/Divulgação)

A empresa chefiada por Mark Zuckerberg também decidiu levar as proteções aprimoradas para crianças e adolescentes ao Facebook e ao Messenger. O objetivo é limitar o contato entre os menores de idade e pessoas desconhecidas nas duas plataformas.

Não foram divulgados os recursos que estarão disponíveis nesses outros dois apps, mas a gigante da tecnologia garantiu que a expansão trará “proteções automáticas semelhantes” às oferecidas no Instagram. Dessa forma, será possível limitar o acesso a conteúdos inapropriados e contatos indesejados.

Além disso, foi dito que a ferramenta fornecerá meios de garantir que o tempo dos menores de 16 anos na rede social e no mensageiro seja “bem aproveitado”. As contas de adolescentes no Facebook e no Messenger já estão disponíveis, mas nem todos terão acesso de imediato.

De acordo com a Meta, a modalidade chega primeiro para usuários nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. As experiências diferenciadas relacionadas a este tipo de perfil serão lançadas em outros países, em breve.

O que são as contas de adolescentes?

contas-de-adolescentes-instagram-facebook-2.webp
O Instagram tem mais de 54 milhões de contas de adolescentes. (Imagem: Meta/Divulgação)

Desenvolvida com base nas preocupações dos pais, essa conta é destinada aos usuários menores de 16 anos. Os perfis classificados como tal possuem uma série de filtros e restrições para dificultar o acesso a conteúdos sensíveis e a interação com estranhos.

Notificações desativadas à noite, alerta para deixar a plataforma após 60 minutos de uso e troca de mensagens restrita às pessoas seguidas ou com as quais já estão conectadas são algumas das outras funções. Com esse tipo de perfil ativado, os pais podem ter um maior controle sobre o que os filhos fazem nas redes sociais.

A Meta afirma que há, no momento, 54 milhões de contas de adolescentes no Instagram. A empresa acredita que o número crescerá bastante com a expansão para mais países e o lançamento no Facebook e no Messenger.

E você, acredita que esses recursos são suficientes para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual? Deixe seu comentário nas redes sociais do TecMundo.

Source link

About The Author